Idosos recebem resultados de testes e participam de atividades na Univates

Por Nathália Braga

Postado em

Cerca de 60 idosos vinculados ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Anta Gorda retornaram, na tarde desta quarta-feira, dia 19, à Univates para receber os resultados dos testes feitos por meio do projeto de extensão “Ações Sociais e de Saúde em Gerontologia”. O encontro ocorreu no Prédio 16 e no Complexo Esportivo da Instituição.

Coordenada pela docente Alessandra Brod, a atividade consistiu na entrega dos exames, seguida de explicação sobre os dados apontados em cada teste (Índice de Massa Corporal, Biompedância, Fotoenvelhecimento, Relação Cintura-Quadril, Preensão Palmar, Capacidade Respiratória, Postura Corporal, Qualidade de Vida e Capacidades Cognitiva e Mental).

De acordo com os resultados, a equipe do projeto de extensão elaborou três oficinas relacionadas aos problemas com maior ocorrência constatados nos exames. Separados em três grupos, os idosos frequentaram atividades de alongamento, capacidade respiratória e de cognição, bem como de cuidados com a pele. Os exercícios ensinados foram indicados para prática cotidiana.

As iniciativas do projeto referente à terceira idade iniciaram em março deste ano e já atenderam 180 idosos de seis municípios: Anta Gorda, Estrela, Imigrante, Relvado, Teutônia e Westfália. Na próxima semana, o grupo de Relvado estará na Univates para receber os resultados dos testes e realizar as atividades.

Texto: Nathália Braga

Escolha uma formação