Palestra sobre fitoterápicos e premiação de trabalhos marcam Mostra de Nutrição

Por Nicole Morás

Postado em

O conhecimento adquirido por meio de estágios teve espaço na Univates, nesta segunda-feira, dia 17, com a realização da VII Mostra de Trabalhos Acadêmicos de Nutrição. A atividade teve início à tarde, com apresentação de pôsteres no hall do Prédio 11.

Na parte da noite, a diplomada em Nutrição pela Univates Débora Marin proferiu a palestra “Fitoterapia e adesão à dieta”. Ela apresentou alguns fatores que auxiliam o paciente a participar ativamente da dieta proposta pelo profissional. “Moro em uma cidade de 25 mil habitantes, então, não adianta eu prescrever alimentos aos quais o paciente não tem acesso, pois isso dificulta sua adesão”, exemplificou.
Ela ainda apresentou alguns fitoterápicos e nutricosméticos que podem ser incorporados às dietas, como chás de camomila e de maracujá para o controle da ansiedade. “A ansiedade está cada vez mais presente na nossa vida e a comida acaba sendo, muitas vezes, uma válvula de escape”, afirmou ela.

O Diretório Acadêmico (DA) do curso fez breve explanação e, em seguida, ocorreu a apresentação oral dos dois melhores trabalhos de cada categoria de Estágio Supervisionado, nas modalidades Saúde Coletiva I e II, Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica, Estágio Supervisionado em Unidade de Alimentação e Nutrição e, também, da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II.

Uma banca examinadora, formada pelas professoras Magali Grave, representando a Reitoria, e Flávia Moraes,  pela aluna Jéssica Rasche, representando o DA de Nutrição, e pela diplomada Débora Marin, avaliou todas as apresentações orais e realizou a premiação aos trabalhos que se destacaram. O primeiro colocado de cada categoria ganhou certificado de Menção Honrosa, um kit da Univates, livros e um curso de Extensão pago pelo DA de Nutrição.

A VII Mostra de Trabalhos Acadêmicos de Nutrição  foi realizada pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Univates. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5298.

Finalistas
Categoria Saúde Coletiva
1º lugar (Menção Honrosa):
Jéssica Schuster, Danieli Hergesell e profa Adriana Regina Bitello. Título: Comparação da aceitabilidade de um refrigerante natural versus um refrigerante artificial por escolares
2º lugar: Jéssica Schuster, Danieli Hergesell e profa Adriana Regina Bitello. Título: Análise da associação entre o tempo de amamentação, alimentação complementar e excesso de peso em pré-escolares

Categoria Clínica
1º lugar (Menção Honrosa): Lucas Hauschild e profa Simone Dal Bosco. Título: Dieta neutropênica como tratamento para paciente com leucemia linfocítica aguda
2º lugar: Claudia Spies Klein e profa Simone Dal Bosco. Título: Câncer de esôfago e desnutrição: estudo de caso

Categoria Unidade de Alimentação e Nutrição
1º lugar (Menção Honrosa):
Francieli Cordeiro Machado e profa Adriana Bitello. Título: Inserção do profissional nutricionista em restaurantes comerciais em uma cidade do interior do RS
2º lugar: Jéssica Schuster e profa Adriana Bitello. Título: Análise das temperaturas das preparações servidas aos pacientes de um hospital do interior do Rio Grande do Sul