Professora e bolsistas participam de eventos na região Nordeste

Por Tuane Eggers

Postado em

A professora Silvana Neumann Martins participou, na última semana, de diversas atividades na região Nordeste do Brasil. Uma delas foi a participação na X Jornada Acadêmica da Faculdade de Educação Santa Terezinha (Fest), na cidade de Imperatriz, no estado do Maranhão. Na ocasião, a professora ministrou uma oficina e uma palestra a professores e estudantes dos cursos de Direito, Pedagogia e Economia.

De acordo com Silvana, o convite surgiu de alunas do Mestrado em Ensino da Univates que trabalham na Fest. Durante a tarde, o tema da oficina ministrada foi “A formação de professores e a pesquisa: possibilidades para inovar a prática pedagógica”. Já a palestra, realizada à noite, abordou o tema “Metodologias ativas de ensino e de aprendizagem: o aluno aprendendo a empreender na Educação Superior”.

Silvana conta que nas duas atividades socializou com os professores e alunos da Fest os assuntos trabalhados e estudados nos projetos de pesquisa, extensão e ensino coordenados por ela na Univates. São eles: projeto de pesquisa “Mestrados para a formação de docentes: um locus de (re)construção e de aprendizagem”; projeto de extensão “Empreendedor por um dia”; e projeto de ensino “Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior: possibilidades a partir de uma rede de cooperação”.

Após o evento, a professora seguiu para Fortaleza, no Ceará, para participar do XVII Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (Endipe), realizado entre os dias 11 e 14 de novembro. Na ocasião, foram apresentados dois trabalhos, escritos em conjunto com as bolsistas Tatiane Reginatto e Natália de Alencastro Valandro, que também participaram da atividade, intitulados “Gestão Escolar e Educação Empreendedora: possíveis rotas de transformação”, que também tem como autora a professora Daiani Clesnei da Rosa, e “O caso Pibid Univates: um diferencial na formação inicial de professores”.

Silvana destaca que a participação das bolsistas no XVII Endipe ocorreu graças ao bônus mensal de R$ 100,00 depositado aos bolsistas de iniciação científica, que pode ser utilizado, após um ano de vigência da bolsa, para participação em eventos científicos. “Elas ficaram muito felizes de poderem participar. E o orgulho das famílias, nem se fala”, finaliza a professora.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação