Equipe do Projeto Baja Univates é reconhecida na Etapa Sul Brasileira

Por Tuane Eggers

Postado em

O veículo construído por estudantes da Univates, por meio do projeto de extensão Baja, participou, pela segunda vez, da Etapa Sul Brasileira, promovida pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade – SAE Brasil, ocorrida entre os dias 14 a 16 de novembro. Os envolvidos com o projeto receberam o prêmio Destaque Evolução, voltado para a equipe que mais evoluiu no período de um ano.

O sistema eletrônico do veículo foi julgado como o melhor do estado e o segundo melhor da competição. Na classificação final, o carro da Univates ficou em sétimo lugar, sendo a segunda melhor equipe do Rio Grande do Sul, atrás apenas da Universidade Federal de Santa Maria.

A competição ocorreu no município de Gravataí e envolveu os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com 24 universidades inscritas. De acordo com o coordenador do projeto, professor Carlos Lagemann, o título foi recebido pela evolução que o carro da Univates apresentou desde a última competição. “No ano passado, os juízes já nos disseram que não parecia um carro de uma equipe iniciante. O carro deste ano já competia em nível de igualdade (em alguns quesitos) com projetos de outras equipes que participam há vários anos”, ressalta.

Segundo o professor, enquanto este é o segundo carro desenvolvido pela Univates, a equipe do box ao lado estava competindo com o seu 13º protótipo. “Isso demonstra o comprometimento da nossa equipe, o conhecimento e a capacidade de saber fazer”, salienta Lagemann. Para ele, o aluno que participa dessa atividade tem a chance de se desenvolver e ganhar experiência, com a possibilidade de aplicar na prática os conhecimentos vistos em sala de aula.

O professor explica que os juízes da competição (engenheiros da indústria automotiva nacional) buscam trazer para o evento a realidade do dia a dia da indústria, ou seja, cada um dos subsistemas do veículo (suspensão, direção, transmissão, entre outros) precisa ser projetado e apresentado para a diretoria técnica da empresa, que são os juízes, além de ser fabricado e testado em condições críticas de uso.

Conforme o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Manfred Costa, além da importância do projeto para o aprendizado em áreas foco do curso, os alunos têm conseguido bons resultados pelo seu esforço e capacidade. “Em especial, considerando este ser apenas o segundo ano de participação na competição, ou seja, já estão concorrendo com instituições com mais de dez anos de vivência, e superando muitas”, destaca Costa.

No mês de março, a equipe participará da Etapa Nacional, realizada em São Paulo. Detalhes sobre o projeto Baja podem ser conferidos no site www.univates.br/graduacao/engenharia-mecanica/projeto-baja, ou pelo e-mail emc@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação