Vencedores da 6ª Olímpiada de Informática e IV Feira de Ciências são premiados

Por Nathália Braga

Postado em

Estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de escolas da região do Vale do Taquari que venceram a 6ª Olimpíada de Informática (Olinfu) e a IV Feira de Ciências, ambos eventos realizados pela Univates, receberam as premiações na última sexta-feira, dia 14. A cerimônia de entrega dos certificados e prêmios foi prestigiada por professores e familiares dos alunos, além dos envolvidos na realização das atividades. O evento ocorreu no auditório do Prédio 11 da Instituição.

Durante a realização da Olinfu, os participantes foram desafiados a criar jogos utilizando lógica de programação. Foram premiadas, na categoria Desenvolvimento de Jogos, modalidade iniciação, as três duplas com melhor colocação, com prêmios entre R$ 100,00 e R$ 250,00. O vencedor da categoria Desafio em Tecnologia da Informação e Comunicação recebeu premiação de R$ 800,00.

Já na Feira de Ciências, seis trabalhos – três do Ensino Médio e os demais do Ensino Fundamental - se destacaram e levaram as primeiras colocações de cada categoria. Eles poderão ser incluídos em um artigo para publicação em revista científica.

Ao projeto melhor pontuado de cada uma das categorias, das escolas de Lajeado, será oferecida uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior no valor de R$ 1.200,00, divididos em 12 vezes, seguindo as regras de concessão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além disso, os trabalhos com média final acima de 4 poderão ser apresentados na Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia (Mostratec) 2015, em Novo Hamburgo.

Conforme as normas de realização da Feira de Ciências, estipuladas pelo CNPq, podem ser premiadas somente escolas do município de Lajeado. Instituições participantes de cidades da região receberam menção honrosa pelos trabalhos apresentados.

O diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec) da Univates, Mouriac Halen Diemer, destacou que os eventos integraram o 8º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC). “Acreditamos que a Feira de Ciências e a Olinfu despertam interesse dos alunos pela inovação, criação e ciência. E isso impulsiona o desenvolvimento do nosso país”, ressaltou.

Confira os vencedores:

Olimpíada de Informática:

Ensino Médio

1º lugar – Rômulo Marques e Vinícius Lermen, do Colégio Cenecista João Batista de Mello

2º lugar – Gustavo Bertolini Haas e Artur Stein Fiegenbaum, do Instituto de Educação Cenecista General Canabarro

3º lugar – Alencar da Costa e Guilherme Markus, do Instituto de Educação Cenecista General Canabarro

Ensino Fundamental

1º lugar – Yalim Alam Schust dos Santos e Antônio Augusto Menzel, da Escola Estadual Santa Cruz

2º lugar – Pedro Fronchetti e Eduardo Wallauer, do Colégio Teutônia

3º lugar – Eduarda Mabely Brune e Mariana Wallauer Reinheimer, Colégio Teutônia

IV Feira de Ciências:

Ensino Médio