Alunos de especialização conhecem cooperativismo argentino de energia elétrica

Por -

Postado em

Entre os dias 22 e 24 de outubro, alunos e professores do curso de pós-graduação, em nível de especialização, em Gestão de Cooperativas de Infraestrutura de Energia Elétrica da Univates participaram de missão técnica na Argentina. Acompanhado por representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da consultoria Sinapsis, o grupo visitou cooperativas argentinas de eletricidade e serviços públicos, com o objetivo de conhecer o processo de concessão e regulação do setor elétrico argentino.

O país conta, atualmente, com aproximadamente 600 cooperativas elétricas, que atendem a mais de 15% dos consumidores e a 10% do consumo de energia de todo o país, sendo fundamental para o setor rural, no qual as cooperativas representam 57% da energia distribuída nessas áreas. As concessões dos serviços públicos na Argentina são provinciais ou municipais, e cada Província (Estado) define sua própria regulação.

No primeiro dia de visita, os trabalhos foram realizados na Federação Argentina de Cooperativas de Eletricidade e Outros Serviços Públicos (Face). Representantes da entidade realizaram apresentação sobre legislação, regulação e operação das cooperativas de eletricidade na Argentina.

Na ocasião, o coordenador geral da Federação, Lucas Adrián Tasso, e os assessores Alejandro Gallino e Marcos Rebassa contextualizaram, de forma objetiva, a realidade do cooperativismo de eletricidade, destacando suas peculiaridades. Entre elas, a grande gama de outros serviços prestados pelas cooperativas de eletrificação em áreas como: telecomunicações, gás natural, água, serviços sociais e assistenciais.

No segundo dia, a missão visitou a Cooperativa de Eletricidade Antonio Carboni, no município de Lobos, na província de Buenos Aires, região de grande produção agropecuária. O grupo foi recebido pelo presidente da cooperativa, Osvaldo Abel Cepeda. A equipe técnica fez apresentação sobre a cooperativa, que, atualmente, atende a mais de cinco mil associados e presta, além da distribuição de eletricidade, outros serviços, como televisão por radiofrequência e internet banda larga.

Encerrando a programação, no dia 24, a visita foi à Cooperativa de Consumo de Eletricidade e Afines de Gualeguaychú, na cidade de Gualeguaychú, província de Entre Rios. O grupo foi recebido pelo presidente, Guillermo Farabello, e pelo gerente geral, Alfredo Francisco Darré. A cooperativa atende a 41 mil cooperados, distribuídos em uma área de 500 mil hectares, e a distribuição de energia urbana representa 70% dos associados.

Para Ivo Ordonha Cyrillo, consultor da Sinapsis Energia, que executa um projeto de pesquisa e desenvolvimento para oito cooperativas do Rio Grande do Sul, o aprendizado sobre o cooperativismo argentino é fundamental para o amadurecimento dos conceitos necessários à regulação. “Atualmente, a Argentina se encontra em um momento de congelamento tarifário, depois de seguidos anos de políticas de modicidade tarifária, que descapitalizou diversas empresas do ramo de energia. Conhecer melhor as estratégias usadas pelas cooperativas para superar esse momento e os métodos impostos pelo governo para regular as cooperativas é peça-chave para melhorar a eficiência das cooperativas e para poder representar melhor os cooperados frente à Aneel ou ao governo”, ressalta.

Escolha uma formação