Encerramento da 7ª Mostra de Dança terá apresentação coreografada por bailarino escocês

Por Tuane Eggers

Postado em

Mais uma edição da Mostra de Dança Univates ocorre no próximo dia 7 de novembro. A abertura será feita pela Escola de Dança Alessandra Espíndola, que apresentará nove coreografias.

Após as apresentações inscritas no evento, realizadas nos turnos tarde e noite, o encerramento ocorre de maneira especial. A partir das 21h, no Teatro do Centro Cultural, a Porto Alegre Cia de Dança apresenta “Eu estive aqui”, um show de dança contemporânea reconhecido no Brasil e no exterior, coreografado pelo bailarino escocês Mark Sieczkarek.

A obra, inspirada na observação da eterna e infrutífera tentativa humana de aprisionar o tempo, estreou em 2010, em Wuppertal, na Alemanha, cidade sede do Tanztheater, da importante coreógrafa Pina Bausch. A apresentação é composta por 50 minutos de um ritual mágico e hipnótico, embalado por Cordel do Fogo Encantado, Caetano Veloso e Naná Vasconcelos.

No palco, painéis translúcidos também convidam a um mergulho sensorial, induzido pelas trocas de luz. Com mais de 30 obras já apresentadas em quase todos os países europeus, o artista escocês Sieczkarek trabalhou de 1985 a 1988 sob direção de Pina Bausch.

Neste espetáculo, que é sua segunda coreografia para a companhia gaúcha, ele misturou alegria e intensidade, resgatando componentes do balé com deslocamentos simétricos e precisos, incluindo signos universais que lembram o folclore brasileiro e a dança oriental. O coreógrafo assina, ainda, a concepção do figurino e a produção do cenário pintado à mão.

Saiba mais sobre a Mostra de Dança

As apresentações da 7ª Mostra de Dança Univates serão realizadas, nos turnos tarde e noite, no Teatro do Centro Cultural (rua Avelino Tallini, 171 – Lajeado/RS). O evento será dividido em duas modalidades: Mostra Infantil e Mostra Juvenil/Adulto.

A modalidade Infantil será realizada das 14h às 17h, com apresentação de 24 coreografias. Já a Mostra Juvenil/Adulto será realizada das 19h30min às 22h30min, com 29 coreografias. Todos os professores e coreógrafos inscritos que participarem do evento receberão certificados de participação.

O objetivo da atividade é incentivar a produção artística na área de dança nos Vales do Taquari e Rio Pardo, além de promover a integração com a comunidade em geral. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Detalhes podem ser obtidos com o Núcleo de Cultura e Eventos da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5945, ou pelo e-mail nucleodecultura@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação