Evento de iniciação científica promove integração de bolsistas e pesquisadores

Por Tuane Eggers

Postado em

Discutir, aprofundar e qualificar a pesquisa voltada ao desenvolvimento tecnológico estão entre os objetivos do III Seminário Integrador de Iniciação Científica Tecnológica e Inovação – SICTec, sediado pela Univates na manhã desta terça-feira, dia 28. O evento é uma parceria da Instituição com a Feevale e a Unisc, que sediaram as duas edições anteriores.

Na abertura oficial, a pró-reitora interina de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, professora Maria Madalena Dullius, deu boas-vindas a todos e agradeceu a presença dos acadêmicos, docentes e palestrante, além da comissão organizadora do evento. Ela falou sobre a importância dos estudantes de graduação participarem de atividades na área da iniciação científica. “Não precisamos, necessariamente, somente das grandes ideias, pois as pequenas ideias juntas podem mudar o mundo”, destacou.

Maria Madalena também ressaltou o papel da pesquisa para a evolução das sociedades e da humanidade. “Ciência e inovação, quando articuladas entre si, não promovem somente a riqueza econômica, mas principalmente, importantes avanços na história da humanidade”, completou ela. A professora lembrou aos participantes que os anais do evento serão disponibilizados, em forma de e-book, no site da Univates, a partir da próxima semana.

Durante o turno da manhã, cerca de 80 trabalhos foram apresentados por componentes de projetos de pesquisa das três instituições. As áreas abordadas foram: Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Biológicas e da Saúde.

Após as apresentações, foi realizado um almoço na Sede Social da Univates. Na ocasião, o professor da UFSM Leandro Machado de Carvalho ministrou a palestra intitulada “Metodologias para o estudo e desenvolvimento de produtos bioativos de base vegetal”.

A parceria entre as três instituições comunitárias, inseridas em distintas regiões do Rio Grande do Sul, busca proporcionar a integração de bolsistas e pesquisadores voltados ao desenvolvimento tecnológico e à inovação, por meio da apresentação e da discussão de seus resultados de pesquisa. Detalhes sobre o evento podem ser conferidos no site www.univates.br/iii-sictec.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação