Univates sedia reunião do Conselho de Engenharia do Comung

Por -

Postado em

As atividades do Conselho de Engenharia do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) tiveram início, na última sexta-feira, dia 24, na Univates. Em reunião presidida pelo assessor do Consórcio, Renato de Oliveira, foi apresentada a comissão que teve origem no lançamento do edital de pesquisa do Comung.

De acordo com Oliveira, as engenharias integram uma área estratégica para potencial desenvolvimento das instituições e para gerar impacto na sociedade. Para ele, a formação de engenheiros é um setor crítico nas instituições de Ensino Superior no Brasil, de forma que esse Conselho poderá contribuir para desenvolver esse assunto. “Um dos nossos objetivos é formar uma identidade pedagógica, científica e tecnológica na formação de engenheiros, desde as ciências básicas até a parte profissional”, afirmou.

Oliveira acrescentou, ainda, que a iniciativa foi muito bem recebida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), pois a entidade também está rediscutindo o assunto. “Teremos que trabalhar com expectativas externas significativas, além das demandas internas”, acrescentou.

Em seguida, o professor Denizard B. de Freitas, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), de Santo Ângelo, apresentou o projeto “Rede de desenvolvimento do ensino de engenharia nas Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul”. “De forma geral, os professores das disciplinas profissionalizantes são engenheiros, com pouca formação em ensino”, afirmou ele, acrescentando que “sabemos o que ensinar, mas não como”. Desta forma, pretende-se criar um sistema permanente que busque e dissemine o aperfeiçoamento do ensino de engenharia e a aprendizagem, permitindo aos alunos um aprendizado significativo.

Freitas declarou, ainda, que a iniciativa do Comung está alinhada com as preocupações da Associação Brasileira de Educação de Engenharia (Abenge). “A nossa tentativa de buscar qualificar o ensino nessa área também pode ser vista em instituições norte-americanas e mesmo no Instituto Tecnológico de Aeronáutica”, afirmou.

Buscando experiência em instituições que já trabalham nessa área, a reunião do Conselho contou ainda com a participação do UAS7, um consórcio de sete universidade alemãs de Ciências Aplicadas. O representante da UAS7 Cristoph Schamm comentou que as universidades da Alemanha possuem a mesma preocupação do Brasil em relação ao ensino de engenharia. Portanto, será estudada a possibilidade de elaboração de um projeto de cooperação entre o UAS7 e o Comung.

Participaram dessa reunião representantes da Universidade de Passo Fundo (UPF), da Universidade de Caxias do Sul (UCS), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), da URI, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e do Centro Universitário UNIVATES, além do Presidente da Empresa Altus, representando o mercado de trabalho. A próxima reunião do Conselho de Engenharia do Comung ocorre no dia 12 de dezembro, na Unisinos.

Escolha uma formação