Laboratório de Ensino de Biologia: espaço para dinamizar conhecimentos e habilidades

Por Tuane Eggers

Postado em

Livros, jogos pedagógicos, vídeos, softwares, equipamentos eletrônicos e modelos didáticos podem ser materiais utilizados a favor do ensino de Ciências e Biologia. Esse é o objetivo do Laboratório de Ensino de Biologia da Univates, vinculado ao curso de Ciências Biológicas – Licenciatura.

O local, criado em 2006, serve de apoio didático-pedagógico a toda comunidade acadêmica e demais interessados, por meio da disponibilização de serviços e recursos específicos ao processo de ensino e de aprendizagem. A ideia do ambiente é contribuir para a eficiência das atividades docentes, por meio da difusão, elaboração, assessoramento e disponibilização dos mais diversos materiais e equipamentos para a prática do ensino.

Uma das atividades ministradas ao longo deste ano foi a oficina “Socializando saberes e experiências do Laboratório de Ensino de Biologia”, que proporcionou o contato, por meio de metodologias diversificadas, com os diversos materiais disponíveis no ambiente. Durante a realização do Seminário Institucional do Pibid/Univates, também foi ministrada oficina sobre uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem em Ciências Biológicas.

Além disso, o acervo de materiais do laboratório pode ser frequentemente utilizado por estudantes que realizam as disciplinas de Estágios Supervisionados e Práticas de Ensino, além das demais disciplinas da graduação em Ciências Biológicas. O local está disponível de segunda a sexta-feira, no turno da tarde, e às terças e sextas-feiras, no turno da manhã.

A visitação é gratuita e pode ser feita por alunos e professores da Univates, docentes da rede estadual, municipal e privada do Ensino Básico e demais interessados. O agendamento de visitas pode ser feito pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5345, ou pelo e-mail labbiologia@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação