6ª Olinfu desafia alunos dos Ensinos Fundamental e Médio

Por Nicole Morás

Postado em

Com a prova de Desenvolvimento e Animação de Jogos, a 6ª Olimpíada de Informática da Univates (Olinfu) teve início nesta quinta-feira, dia 23. Em duplas, alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de mais de 10 escolas dos Vales do Taquari e Rio Pardo utilizaram os laboratórios da Instituição para realizar os testes com três questões. Os participantes foram desafiados a criar jogos utilizando lógica de programação.

Os alunos Rômulo Marques e Vinícius Lermen Spohr, do 1o ano do Ensino Médio do Colégio João Batista de Melo, de Lajeado, já participaram de edições anteriores e utilizam os mesmos recursos da Olinfu na escola. Segundo a dupla, não houve nenhuma preparação especial para esta olimpíada, pois já ter participado ajuda a saber como é a avaliação.

A 6ª Olinfu continua nesta sexta-feira, dia 24, durante o Technology Day, com o Desafio em Tecnologia da Informação e Comunicação, que irá integrar acadêmicos da Univates e alunos de Ensino Médio. Ao todo, cerca de 130 estudantes da Educação Básica participam da atividade. Os resultados da olimpíada serão enviados diretamente às escolas.

De acordo com o coordenador da atividade, professor Evandro Franzen, a competição é regida por normas e características das Olimpíadas de Informática de maior âmbito. “Isso permitirá que os alunos premiados na competição da Univates possam pontuar para participarem também de outras competições, como, por exemplo, a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e a International Olympiad in Informatics (IOI)”, afirma.

O evento integra o 8º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC). O regulamento e demais detalhes sobre a competição podem ser conferidos pelo site www.univates.br/olinfu ou pelo e-mail olinfu@univates.br.

Saiba mais sobre a Olinfu
A Olimpíada de Informática da Univates é uma competição direcionada aos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, na qual serão verificados os conhecimentos dos estudantes na área de informática, premiando os que obtiverem as melhores colocações. Serão premiadas, na categoria Desenvolvimento de Jogos, modalidade iniciação, as três duplas com melhor colocação, com prêmios entre R$ 100,00 e R$ 250,00. O vencedor da categoria Desafio em Tecnologia da Informação e Comunicação receberá premiação de R$ 800,00.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação