Programação especial reúne alunos, professores e diplomados de Arquitetura e Urbanismo

Por -

Postado em

Na noite da terça-feira, dia 21, ocorreu a reunião geral do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Na ocasião, a coordenadora Jamile Weizenmann apresentou a estrutura do curso e comentou sobre a metodologia e alguns projetos futuros. Além disso, repassou um retorno sobre a Avaliação Institucional de 2014A e sobre a reunião do Diretório Acadêmico do Curso, promovida no mês de setembro. Após, ela apresentou os professores presentes, os membros do Núcleo Docente Estruturante e finalizou sua fala com o vídeo “vale a pena estudar aqui”, que apresenta uma síntese do Curso, enfatizando as oportunidades oferecidas no curso, o processo de ensino e de aprendizagem e os resultados. Dentre os destaques dos resultados, apresentou-se diplomados e alunos que venceram concursos nacionais, ganharam menções honrosas e outros que estão participando de concursos internacionais de melhores trabalhos de curso, como o Arquiprix.

“Estamos no caminho certo, formando um grupo de docentes e discentes engajados, que prima pela qualidade do Curso. Nossos resultados mostram que temos diferenciais no ensino de Arquitetura e Urbanismo, principalmente no que tange às oportunidades oferecidas e à metodologia. Ainda podemos avançar em algumas questões, como a internacionalização, citada na fala empolgante do nosso colega, professor César”, afirmou Jamile.

Em seguida, ocorreu a palestra “Intercâmbio e Internacionalização: a produção e o ensino da Arquitetura na Nova Zelândia”, ministrada pelo doutorando do Propur/Ufrgs e professor da Univates César Wagner. Ele apresentou sua experiência na Nova Zelândia junto à Unitec. Conforme ele, é de extrema importância possibilitar o intercâmbio de alunos, sendo a internacionalização efetiva aquela que se concretiza nas duas vias do processo e que apresenta os resultados desse intercâmbio através da produção de algum material ou forma de socializar a informação.

De acordo com Jamile, o relato foi enriquecedor para o Curso de Arquitetura, pois mostra como se constroi o processo de aprendizagem em outros locais do mundo, como Nova Zelândia e China. “O professor César reforçou que a aprendizagem ocorre muito fora da sala de aula, por meio de vivências práticas e relacionadas com as necessidades das comunidades. Nesse sentido, o intercâmbio também é uma grande oportunidade”, destaca.

Na oportunidade, a coordenadora compartilhou com todos o caso da aluna Angela Degasperi, que realiza intercâmbio na China, por meio do programa Ciência sem Fronteiras. “Pensem pessoal, quantos arquitetos sabem falar mandarim? Certamente essa menina terá grandes oportunidades após o intercâmbio em sua formação”, completou César Wagner.

Após a palestra, os alunos, diplomados e professores realizaram um momento de confraternização, promovido pelo DA. “Esse momento reforça nosso vínculo com os estudantes e diplomados, e entre os colegas professores, em um momento descontraído”, conclui Jamile.

Na noite desta quarta-feira, dia 22, a partir das 19h10min, ocorre palestra com o arquiteto Alvaro Puntoni, no auditório do Prédio 7. O evento é aberto à comunidade, e tratará da produção arquitetônica do escritório GRUPOSP.

Escolha uma formação