Feira de Ciências reúne criações de estudantes

Por Nathália Braga

Postado em

Estudantes da Educação Básica e do Ensino Técnico de escolas públicas e particulares iniciaram, na manhã desta quarta-feira, dia 22, a exposição de trabalhos desenvolvidos na área de ciências, elaborados nas escolas. As produções integram a IV Feira de Ciências da Univates, que ocorre paralelamente ao Technology Day e ao 8º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC), e segue até a próxima quinta-feira, dia 23, no Complexo Esportivo.

Durante as primeiras horas de funcionamento da feira já havia visitantes. Familiares, amigos, colegas, estudantes e crianças de escolas da região prestigiaram os 62 projetos à mostra.

O evento consiste em proporcionar aos alunos a vivência de novas experiências no ramo das ciências exatas e, também, em oportunizar o reconhecimento nacional aos estudantes em alusão aos seus talentos. Neste ano expõem suas criações os alunos dos colégios Sinodal Gustavo Adolfo, Evangélico Alberto Torres (Ceat), Madre Bárbara, Sinodal Conventos, Cenecista João Batista de Mello (Mellinho) e Presidente Castelo Branco, todos de Lajeado.

Entre as escolas estão São Francisco (de Progresso), Estrela da Manhã (de Estrela), Pedro Pretto (de Travesseiro),  Sagrada Família (de Roca Sales), Pedro Jorge Schmidt (de Estrela), Moisés Cândido Veloso, Franciso Oscar Karnal, Pedro Scherer e Irmã Branca, essas pertencentes à Lajeado.

Além dos estandes onde constam os trabalhos, nesta edição há a visitação ao Planetário Móvel da Univates. A atração permite que os interessados observem o céu sob o ponto de vista de qualquer local do planeta Terra. É possível vê-lo a partir dos polos, dos hemisférios Norte e Sul, e do Equador. A atividade é responsabilidade dos integrantes do projeto de extensão em Astronomia da Instituição.

A IV Feira de Ciências da Univates é aberta ao público em geral, de forma gratuita, e funciona das 9h às 11h30min, das 15h às 17h, e das 19h às 21h30min. Instituições de ensino interessadas em agendar visitas podem contatar os responsáveis pela organização do evento pelo e-mail feiradeciencias@univates.br.

Texto: Nathália Braga

Escolha uma formação