Marrocos é novo destino de intercâmbio

Por Tuane Eggers

Postado em

Mais uma universidade está entre as opções de destinos de intercâmbio da Univates, desta vez, no continente africano. Nesta semana, a Instituição assinou convênio com a Universidade Mohammed V, na cidade de Rabat, no Marrocos. O objetivo é possibilitar a mobilidade de alunos e professores das instituições.

De acordo com a gerente da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais da Univates, Viviane Bischoff, que esteve em visita ao local, a universidade marroquina possui um Instituto de Letras no qual o ensino da Língua Portuguesa é muito significativo. “Vamos iniciar cooperando nessa área, mas todas as outras são contempladas. O especial interesse deles também é na área de energias renováveis e biotecnologia”, explica.

Além da assinatura do convênio, realizada pelo reitor da Univates, Ney Lazzari, a visita ao país africano oportunizou a presença da professora Grasiela Bublitz, vinculada ao Centro de Ciências Humanas e Sociais da Univates, na defesa da tese de doutorado do estudante marroquino Lahcen El Moutaqi, que foi co-orientado pela docente.

Com o título “Colocações: o estado da investigação no mundo lusófono”, a tese de El Moutaqi fez um levantamento bibliográfico sobre o uso de determinadas expressões linguísticas com as quais o estrangeiro se depara ao aprender uma nova língua – no caso, o português. O que tornou a tese original foi a criação de um manual destinado aos marroquinos iniciantes no idioma.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação