Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projeto apoia criação de livro sobre história Kaingang

Por -

Postado em


Compartilhe

Um livro que contasse a história de sua comunidade: esse era um dos sonhos dos Kaingang da Terra Indígena Jamã Tÿ Tãnh (Morada do Coqueiro), do município de Estrela. Embora o desejo fosse manifestado há alguns anos, foi no início de 2014 que esse sonho começou a tornar-se realidade, em um processo de diálogo constante entre os Kaingang e as assessoras do Conselho de Missão Entre Indígenas - Comin, com apoio também do projeto de extensão “História e Cultura Kaingang em Lajeado e Estrela/RS”, parceria entre a Univates e o Comin, além de apoio financeiro da Kindernothilfe (KNH).

Após muitos momentos de relatos sobre a história e seu jeito Kaingang de viver, a comunidade viu, na última semana, o resultado de todo o trabalho. O livro, recheado de fotos, desenhos e histórias chegou à comunidade e com alegria foi apreciado. Assim, atende a um dos objetivos pelo qual os Kaingang queriam este material: fortalecer o sentimento de pertencimento das crianças Kaingang ao tão importante povo indígena.

Outro objetivo dos Kaingang, ao elaborar o seu livro, era divulgar à sociedade não-indígena sua história e cultura. Para isso, no dia 14 de outubro, as lideranças da comunidades entregaram o material na 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em Estrela, e na Univates, em Lajeado. A cacique Maria Conceição Soares e a vice-cacique Maria Sandra Soares puderam entregar o livro “Jamã Tÿ Tãnh – Ig V~enh V~ej Kaingag / Morada do Coqueiro – Jeito de viver Kaingang”, para que a história de sua comunidade e sua cultura sejam conhecidos e reconhecidos também pelos não-indígenas da região em que vivem.

Na 3ª CRE foram entregue 100 exemplares, que serão encaminhados para as 90 escolas estaduais da região e 10 para as escolas do município de Estrela. Já na Univates, foram entregues exemplares ao professor doutor Luís Fernando Laroque, coordenador do projeto “História e Cultura Kaingang em Lajeado e Estrela/RS”, para que sejam também fonte de pesquisa no ambiente acadêmico.

Este livro busca ser mais uma ferramenta de construção de diálogo intercultural, para que se consiga aprender com as diferenças e respeitar o povo Kaingang e sua cultura, desde a comunidade Jamã Tÿ Tãnh. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação