Dia Mundial da Alimentação estimula hábitos saudáveis

Por Nathália Braga

Postado em

Comemorado na última quinta-feira, dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação reforça a necessidade de manter hábitos alimentares saudáveis. Refeições balanceadas melhoram a qualidade de vida e previnem doenças, como diabetes, hipertensão, dislipidemias, obesidade, osteoporose e desnutrição.

Conforme a coordenadora do curso de Nutrição da Univates e doutoranda em Ambiente e Desenvolvimento, Fernanda Scherer Adami, o estilo de vida e os hábitos alimentares das pessoas mudaram muito nas últimas décadas. “Estamos passando por uma transição nutricional, em que temos cada vez menos desnutrição e mais sobrepeso e obesidade”, ressalta.

A docente explica que isso é consequência da mudança do estilo de vida da população, que passou a consumir mais alimentos industrializados ricos em calorias, gorduras saturadas, açúcares e sódio e diminuiu o consumo de alimentos com fibras, vitaminas, minerais e água. Além disso, Fernanda frisa que as pessoas estão se exercitando menos.

A falta de tempo na rotina leva a população, muitas vezes, a optar por lanches práticos, que também são opções disponíveis na Univates. Na lancheria Bocattinho, o xis está entre os itens mais pedidos. Já a Cantina Quattro Stagioni oferece diversos sabores e tamanhos de pizza; e o cachorro-quente é o quitute principal do Chicago Hot Dog. Ainda no Centro de Convivência, o Expresso Caffé oferece crepes e salgadinhos; e para quem prefere os doces, a Doce Tentação possui diversas opções. Localizado ao lado do Prédio 1, o Pipa Jhow tem opções de salgados, assim como a lancheria Klein, em frente ao Prédio 2, com o conhecido pastel à milanesa.

Em contrapartida, os mesmos estabelecimentos oferecem opções saudáveis, como a la minutas, pratos executivos, saladas de frutas, iogurtes, sucos naturais e sanduíches. Outra opção aos acadêmicos, funcionários e professores é, ao meio dia, o buffet do restaurante Quattro Stagioni, também com opção de prato feito.

Uma boa alimentação, conjugada com a prática de atividade física, é, segundo a professora, essencial na promoção da saúde e na prevenção de doenças. “Isso é necessário da gestação até a terceira idade. Quanto mais cedo nos preocuparmos com essas questões, melhor será nossa qualidade de vida”, motiva Fernanda.

Texto: Nathália Braga

Escolha uma formação