Cursos proporcionam vivência na Europa

Por Tuane Eggers

Postado em

Os cursos de Relações Internacionais e de Comércio Exterior da Univates introduziram, na última reformulação curricular, a disciplina de Vivência Internacional. No último sábado, dia 11, um grupo de 21 estudantes, acompanhados pelos professores Fernanda Wiebusch Sindelar e Eloni Salvi, embarcou para uma viagem internacional, com destino às cidades de Bruxelas, na Bélgica, e Paris, na França, com retorno programado para o próximo dia 20.

Esta é a primeira vez que a disciplina está sendo oferecida. O objetivo é oportunizar aos estudantes a vivência internacional, por meio de visitas a sedes de organizações internacionais, empresas, universidades, embaixadas, feiras, congressos, minicursos e palestras em instituições estrangeiras, além de colocar os acadêmicos em contato com realidades distintas de outra região.

De acordo com a professora Fernanda, as coordenações dos dois cursos definiram em conjunto os locais da viagem, e a escolha por Bruxelas ocorreu pela cidade ser importante no cenário da política internacional e concentrar inúmeras organizações internacionais. “Paris foi incluída no roteiro após verificarmos que a feira Sial, a maior feira de inovação do mercado de alimentos do mundo, ocorreria nos mesmos dias da nossa viagem. Acreditamos que será uma experiência muito boa para os nossos alunos”, explica a professora.

No roteiro da viagem estão inclusas: atividades a serem realizadas no Parlamento Europeu – como, por exemplo, a participação em uma conferência sobre impactos da independência da Escócia, reunião com o deputado português Paulo Rangel, visita ao Parlamentarium e participação em uma simulação de atividades parlamentares –; visita à Embaixada Brasileira; visita à Haute Ecole de la Province de Liège, com quem a Univates possui parceria; participação na Sial; e visitas a espaços culturais; entre outras atividades.

Texto: Tuane Eggers

Relato da viagem: Vivência Internacional - estudantes como parlamentares

Os estudantes da disciplina de Vivência Internacional, que estão realizando estudos e visitas em Bruxelas e Paris, tiveram nesta terça-feira, dia 14, uma reunião na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex, em Bruxelas, onde foram recebidos pela equipe de funcionários locais da agência, e também pelo Diretor de Negócios, José Ricardo Santana, que coincidentemente está na Europa tratando de negociações com a Comunidade Europeia. Os estudantes puderam debater sobre os desafios das negociações comerciais e de investimentos do Brasil com a Comunidade Europeia, e como as atividades de inteligência e de apoio da Apex podem ajudar a alavancar os negócios das empresas brasileiras com aquele mercado.

Play Role Game: no turno da tarde, os estudantes participaram, no Parlamento Europeu, de um jogo que simula as negociações e a votação de normas e leis para a Comunidade Europeia. Um jogo fascinante, com fases idênticas as que ocorrem no verdadeiro Parlamento, com debates, entrevistas à imprensa, apresentação em plenário, discussão com a comunidade, eventos catastróficos - terremoto por exemplo, protestos e negociações entre grupos com diferentes tendências políticas e ideológicas.
No jogo, foram propostas dois projeto de resolução: um que tratava da questão da água, a qual envolvia desde campanhas de conscientização do consumo, como a decisão de aumentar as tarifas, para conseguir racionalizar seu consumo; o segundo envolvia a questão da implantação de chips de controle nas pessoas, que teriam funções de segurança, saúde e comerciais. A resolução, caso aprovada, teria de determinar quem decidia sobre a implantação (Estado ou pessoa), com que finalidades e a partir de que idade seria implantado.

Escolha uma formação

Graduação presencial