Gestão de Micro e Pequenas Empresas: ensino de qualidade com diferencial atestado pelo MEC

Por Tuane Eggers

Postado em

Mais um curso da Univates passou, recentemente, por processo de avaliação de renovação de reconhecimento junto ao MEC e obteve um ótimo conceito. Desta vez, foi o Curso Superior de Formação Específica em Gestão de Micro e Pequenas Empresas - Sequencial, que obteve nota 4, em uma escala que vai de 1 a 5, representando ensino de qualidade com diferencial.

A avaliação levou em consideração três aspectos principais: projeto pedagógico do curso, qualificação dos professores e infraestrutura da Instituição. De acordo com a coordenadora do curso, professora Ângela Maria Haberkamp, todos os itens foram muito bem avaliados, sendo que a infraestrutura obteve nota máxima. “Os avaliadores ficaram impressionados com o câmpus como um todo, destacando os cuidados com acessibilidade, como rampas e piso tátil, qualidade das salas de aula, das salas temáticas e da biblioteca”, salienta.

Conforme a professora, em relação ao projeto pedagógico do curso, cabe destacar a estrutura curricular, formada por 26 disciplinas que oferecem uma visão de todas as áreas da gestão. “A maioria das disciplinas é composta principalmente por atividades práticas, já que o objetivo do curso é possibilitar uma formação para aquelas pessoas que já estão atuando no mercado de trabalho e desejam adquirir conhecimentos que possam ajudá-los no dia a dia”, acrescenta.

Entre os aspectos relacionados aos professores, destaca-se a titulação, sendo a maioria mestres e doutores, a experiência profissional e o fato de que grande parte deles, além de atuarem no curso, têm outra atividade profissional. “Isso permite a vinculação da teoria com a prática, com a utilização de exemplos, além do desenvolvimento de atividades neste sentido”, argumenta Ângela.

A professora dedica a boa nota obtida ao conjunto da obra: a concepção do curso permite formação rápida e prática; a experiência e qualificação dos professores contribuem para o aprendizado; e a infraestrutura fornece todo o apoio necessário. “Tudo isso possibilita atender de forma satisfatória as necessidades e expectativas em relação ao curso”, explica. Ela acrescenta que a atualização é uma necessidade constante. Mesmo com o conceito 4, considerado muito bom, Ângela comenta que o objetivo do curso é se adaptar ainda mais às necessidades dos alunos e da região. “Já iniciamos um estudo para ver o que podemos melhorar em relação às disciplinas, conteúdos estudados e metodologias de ensino”, completa a professora.

Para a acadêmica do curso Cláudia Sulzbach, o conceito obtido destaca a excelência de uma Instituição que só se torna forte mediante um empenho coletivo. “Para mim, como aluna, este reconhecimento dá sustentação à confiança da escolha certa e garantia de um aprendizado de qualidade. Além disso, garante uma valorização do curso, agregando valor à minha formação acadêmica”, comemora a estudante.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação