Mais um curso da Univates passou, recentemente, por processo de avaliação de renovação de reconhecimento junto ao MEC e obteve um ótimo conceito. Desta vez, foi o Curso Superior de Formação Específica em Gestão de Micro e Pequenas Empresas - Sequencial, que obteve nota 4, em uma escala que vai de 1 a 5, representando ensino de qualidade com diferencial.
A avaliação levou em consideração três aspectos principais: projeto pedagógico do curso, qualificação dos professores e infraestrutura da Instituição. De acordo com a coordenadora do curso, professora Ângela Maria Haberkamp, todos os itens foram muito bem avaliados, sendo que a infraestrutura obteve nota máxima. “Os avaliadores ficaram impressionados com o câmpus como um todo, destacando os cuidados com acessibilidade, como rampas e piso tátil, qualidade das salas de aula, das salas temáticas e da biblioteca”, salienta.
Conforme a professora, em relação ao projeto pedagógico do curso, cabe destacar a estrutura curricular, formada por 26 disciplinas que oferecem uma visão de todas as áreas da gestão. “A maioria das disciplinas é composta principalmente por atividades práticas, já que o objetivo do curso é possibilitar uma formação para aquelas pessoas que já estão atuando no mercado de trabalho e desejam adquirir conhecimentos que possam ajudá-los no dia a dia”, acrescenta.
Entre os aspectos relacionados aos professores, destaca-se a titulação, sendo a maioria mestres e doutores, a experiência profissional e o fato de que grande parte deles, além de atuarem no curso, têm outra atividade profissional. “Isso permite a vinculação da teoria com a prática, com a utilização de exemplos, além do desenvolvimento de atividades neste sentido”, argumenta Ângela.
A professora dedica a boa nota obtida ao conjunto da obra: a concepção do curso permite formação rápida e prática; a experiência e qualificação dos professores contribuem para o aprendizado; e a infraestrutura fornece todo o apoio necessário. “Tudo isso possibilita atender de forma satisfatória as necessidades e expectativas em relação ao curso”, explica. Ela acrescenta que a atualização é uma necessidade constante. Mesmo com o conceito 4, considerado muito bom, Ângela comenta que o objetivo do curso é se adaptar ainda mais às necessidades dos alunos e da região. “Já iniciamos um estudo para ver o que podemos melhorar em relação às disciplinas, conteúdos estudados e metodologias de ensino”, completa a professora.
Para a acadêmica do curso Cláudia Sulzbach, o conceito obtido destaca a excelência de uma Instituição que só se torna forte mediante um empenho coletivo. “Para mim, como aluna, este reconhecimento dá sustentação à confiança da escolha certa e garantia de um aprendizado de qualidade. Além disso, garante uma valorização do curso, agregando valor à minha formação acadêmica”, comemora a estudante.
Texto: Tuane Eggers