Jovens Poetas de Lajeado são homenageados em lançamento de livro

Por Tuane Eggers

Postado em

A Univates sediou o lançamento do Livro Jovens Poetas de Lajeado – Ano XIX na noite desta segunda-feira, dia 6. Com 223 trabalhos selecionados, a obra conta com a participação de estudantes de 31 escolas da região, envolvendo milhares de alunos a partir das séries iniciais do Ensino Fundamental. Professores, familiares e autoridades da região lotaram o auditório do Prédio 7 para prestigiar os estudantes e estimular a leitura e a criação literária.

O evento iniciou com a apresentação da Orquestra do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, de Lajeado. Na abertura oficial, o presidente do Rotary Club de Lajeado-Engenho, Ronaldo Zarpellon, disse que se sente honrado, em nome da entidade, em poder colaborar mais uma vez com a formação de tantos jovens. Ele falou sobre a importância de trabalhar para diminuir as desigualdades sociais. Além disso, convidou todos a lerem a obra. “Este livro representa uma boa parte dos sentimentos e anseios dos jovens de hoje”, salientou.

A prefaciadora desta edição da obra é a escritora e professora Lenira Almeida Heck, natural da Bahia e residente de Lajeado desde 1979. Além de professora em escolas de Lajeado e de Cruzeiro do Sul, Lenira é escritora de livros infantis, tendo publicado nove obras. Ela saudou a todos os presentes e destacou o longo caminho percorrido para selecionar os poemas para o livro. “Talvez os senhores não se deem conta da magnitude deste momento, mas é de extrema grandeza”, ressaltou a professora.

Nesta edição, o professor homenageado é Dani Körbes, renomado educador regional que atuou por 44 anos, em uma dezena de escolas na região de Lajeado e de Estrela. Em sua fala, ele lembrou que o professor, em seu ofício, também pode ser um poeta em suas atividades diárias. Além disso, Körbes disse que se sente muito grato em ser o homenageado desta edição. “Hoje, se alguém me perguntar se fui feliz, eu respondo que sim, que fui e que sou feliz”, afirmou ele, acrescentando que o brilho nos olhos e a curiosidade dos estudantes motivam os professores a ensinar. “Hoje digo com certeza: valeu a pena. Muito obrigado”, finalizou o professor Körbes.

A mesa oficial também foi composta pela pró-reitora de Ensino da Univates, professora Luciana Fernandes, pela coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Marisa Bastos, e pelo vereador lajeadense Sérgio Rambo. Após a cerimônia de abertura, foram entregues os livros aos alunos que participaram desta edição. Cada estudante recebeu um livro para si e outro para ser utilizado em sessão de autógrafo a ser organizada pela escola.

A iniciativa é do Rotary Club Lajeado-Engenho, com o apoio da Univates, que anualmente elabora e encaminha o projeto aos órgãos de incentivo à cultura. Este ano o trabalho contou novamente com o apoio das empresas Imec, Grupo Charrua e Docile Alimentos.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação