Prova de proficiência passa a valer para intercâmbio

Por Nathália Braga

Postado em

A partir deste mês, a prova de proficiência em Língua Inglesa servirá também aos interessados em realizar intercâmbio pela Univates. Candidatos aos estudos no exterior em países de Língua Inglesa, alunos de graduação, de mestrado e de doutorado que precisam prestar a prova devem se inscrever para as próximas aplicações do teste, previstas para 20 de outubro.

As avaliações ocorrem das 8h30min às 10h e das 19h30min às 21h, na sala 219 do Prédio 1 da Univates. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/sistemas/inscricoes.

No dia da prova, meia hora antes do início do teste, o aluno deve estar no local portando Carteira de Identidade ou documento com foto e o comprovante de inscrição ou de pagamento de taxa de inscrição. Em caso de atraso, o aluno não poderá realizar a prova. Outros testes serão aplicados em 17 de novembro. As inscrições iniciarão em 27 de outubro e seguirão até o dia 10 do próximo mês.

Desde agosto, as provas de proficiência em Língua Inglesa são on-line, elaboradas pela Oxford University. Será considerado proficiente em Língua Inglesa o estudante de graduação que for classificado no nível inglês B1. Os alunos de mestrado e doutorado serão considerados proficientes se estiverem classificados no nível inglês C1, de acordo com o Common European Framework of Reference for Languages (CEFR). A classificação para o intercâmbio depende de cada edital das universidades estrangeiras.

Para aproveitar a proficiência, os acadêmicos dos cursos de graduação devem protocolar, no setor de Atendimento ao Aluno, o comprovante do resultado da prova que confirme a classificação para o nível exigido. Estudantes de mestrado e doutorado devem encaminhá-lo à Secretaria de Pós-Graduação e Pesquisa. Candidatos ao intercâmbio precisam apresentar o atestado da prova na Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII), no Prédio 9.

Na graduação, a proficiência deve ser comprovada até o fim do semestre em que é exigida na matriz curricular, sob pena de bloquear a matrícula para os períodos seguintes, visto que é considerada pré-requisito. Caso o aluno não comprovar a proficiência, estará sujeito a cursar a disciplina de Língua Inglesa.

A primeira inscrição no ano será custeada pela Instituição e, a partir da segunda inscrição, o estudante pagará taxa para realizar o teste, de acordo com valor estipulado na Tabela de Preços e Serviços da Univates.

Espanhol e Alemão
O procedimento para alunos interessados em realizar intercâmbio em países de Língua Alemã ou Espanhola não será alterado. Mais informações podem ser obtidas com a AAII pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309, ou pelo e-mail aaii@univates.br.

Texto: Nathália Braga

Escolha uma formação