Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudantes vivenciam atuação do psicólogo escolar

Por Tuane Eggers

Postado em


Compartilhe

Repensar e vivenciar a atuação do psicólogo escolar. Essa é a proposta da disciplina de Psicologia e Instituições Escolares II, do curso de Psicologia da Univates, que teve as atividades do semestre apresentadas na manhã desta terça-feira, dia 30, aos alunos das escolas estaduais São João Bosco e Irmã Branca, de Lajeado, nas quais foram desenvolvidas as ações desde o mês de agosto.

Enquanto parte dos acadêmicos apresentou suas ações no próprio ambiente da escola Irmã Branca, alguns dos alunos da escola São João Bosco se deslocaram até a Univates para ouvirem a apresentação e participarem da avaliação final, juntamente com os acadêmicos da disciplina. Foram atendidas seis turmas de 6º a 8º ano – três turmas em cada escola – e também uma turma de professores.

As intervenções realizadas nas escolas foram pensadas pelos próprios acadêmicos, em uma atividade que teve início na disciplina anterior – Psicologia e Instituições Escolares I. Ministrada pela professora Suzana Feldens Schwertner, a disciplina busca proporcionar a primeira prática no curso de Psicologia, com o objetivo de pensar diversas relações entre alunos, professores, pais e a própria sociedade que envolve a escola. “É um espaço para os alunos se reinventarem e pensarem essa atuação como psicólogo escolar”, explica.

Antes das apresentações dos acadêmicos, a professora lembrou os alunos das escolas participantes que, nessa atividade, eles é que foram os verdadeiros professores. “Talvez vocês nem tenham percebido isso, mas eles é que foram alunos de vocês, pois foram eles que aprenderam muito com esses encontros”, destacou Suzana.

Entre os trabalhos apresentados pelos acadêmicos, estiveram atividades como uma gincana, a elaboração de uma maquete e dinâmicas de grupo, além de uma ação realizada com quatro professores. Em suas explanações, os acadêmicos relataram o momento de elaboração da proposta e contaram como foi colocar a ideia em prática com os alunos. Eles ressaltaram o aprendizado obtido com a experiência e agradeceram a abertura da escola.

Um dos professores presentes, Jeferson Eduardo dos Santos, agradeceu a realização da atividade na escola e disse que percebeu que as ações realmente marcaram os alunos. “Se no ano que vem vocês tiverem a oportunidade de voltar lá, estaremos de portas abertas para recebê-los. Foi muito legal podermos conversar também”, salientou ele.

A professora Ane Gomarte Schmidt acrescentou que, muitas vezes, os docentes falam sobre os alunos mas não repensam suas próprias práticas. “Acho que, às vezes, a gente também não dá espaço para eles falarem, para expressarem o que estão sentindo. Nesse sentido, é importante repensar nossas práticas e relações também”, complementou ela. Uma das alunas participantes – Natália César, do 8º ano – também manifestou sua satisfação com a atividade. “Gostei muito e quero participar mais uma vez”, ressaltou.

Este é o quarto ano de parceria com a escola São João Bosco. O momento de apresentação das ações desenvolvidas finalizou as atividades da disciplina neste semestre.

Texto: Tuane Eggers

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.