Univates sedia seminário sobre avaliação da Educação Superior

Por -

Postado em

Nesta quinta e sexta-feiras, dias 25 e 26 de setembro, a Univates sedia o Seminário dos 20 anos do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul – Paiung, promovido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung)

Com o tema “Avaliação da Educação Superior e Regulação” o evento reúne pelo menos 15 instituições que debaterão a regulação dos sistemas de avaliação e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O encontro inicia às 18h15min, com credenciamento e recepção no Teatro do Centro Cultural. Às 19h, o professor Gilberto Gonçalves Garcia, presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE), profere a palestra “O Sistema de Avaliação da Educação Superior e a Regulação”. Após, haverá jantar por adesão.

Na sexta-feira, as atividades iniciam às 8h30min com grupos de trabalho e apresentações de pôsteres. Na parte da tarde haverá palestra com a professora Claudia Maffini Griboski, diretora de Avaliação da Educação Superior (Daes/Inep), que abordará o tema “10 Anos do SINAES Avanços e Perspectivas”. Após, mesa de discussão com integrantes do Paiung.

Saiba mais

Conforme a coordenadora do Paiung, professora Maria Cristina Gubinai Aita, nessas duas décadas de existência o Programa buscou a integração das universidades comunitárias, considerando que suas diretrizes trazem explícitas as preocupações com a afirmação do modelo de instituição comunitária de educação superior. “Neste contexto, a avaliação institucional assume um compromisso com a sociedade e tem por objetivo a articulação entre o planejamento e a avaliação para a qualificação da gestão das Universidades, tendo como norte o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das Instituições, as políticas públicas de educação superior e a legislação interna de cada IES que regulamenta o SINAES”, comenta.

Nesses 20 anos, o Paiung constituiu-se como um fórum de discussões e socialização de experiências sobre a avaliação institucional, entendida como um processo permanente de melhoria da qualidade da Educação Superior. Ao longo desse período, o Programa vem promovendo a articulação entre as instituições comunitárias para que construam processos avaliativos, cada vez mais fortes e comprometidos com sua realidade. Cada uma das instituições vem desenvolvendo suas próprias iniciativas de avaliação, de acordo com a sua cultura e com a sua trajetória histórica.

A programação completa pode ser conferida no site www.comung.org.br/seminario_paiung.

Escolha uma formação

Graduação presencial