Doutorandas da Univates são selecionadas para participar do programa Les Doctoriales

Por Tuane Eggers

Postado em

Duas alunas de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates foram selecionadas para participar do programa Les Doctoriales, que acontece entre os dias 2 e 7 de novembro, no Vale dos Vinhedos. Entre os 100 selecionados, oriundos de 16 instituições de ensino do Rio Grande do Sul envolvidas com a iniciativa, estão as doutorandas Fernanda Wiebusch Sindelar e Cristiane Inês Musa.

A iniciativa da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS busca aproximar doutorandos do mundo profissional e socioeconômico. Os inscritos passaram por uma pré-seleção, que levou em conta a participação na universidade, a transdisciplinaridade e o mérito acadêmico.

A acadêmica Cristiane Inês Musa é orientada pelas professoras Eniz Conceição Oliveira e Claucia Fernanda Volken de Souza, sendo que sua pesquisa de tese refere-se à caracterização físico-química de morangos cultivados no município de Bom Princípio, com parceria da Emater do mesmo município. A pesquisa busca avaliar diferentes cultivares em distintos sistemas de cultivo.

Cristiane conta que ficou muito feliz por ter sido selecionada para participar do programa. “As atividades que serão desenvolvidas no evento se mostram como oportunidades únicas, especialmente pela possibilidade de divulgar tanto o doutorado em Ambiente e Desenvolvimento, quanto a minha pesquisa de tese”, explica. Além disso, ela considera que o evento favorecerá também o contato com outros doutorandos. “Poderei conhecer suas pesquisas, propiciando a troca de informações, tornando-se fundamental para ampliar os conhecimentos”, acrescenta.

Já a pesquisa da doutoranda Fernanda Wiebusch Sindelar, orientada pelas professoras Simone Stulp e Júlia Elisabete Barden, pretende avaliar as condições de sustentabilidade em sistemas beneficiadores de gemas, com o uso de ferramentas que visem a produção mais limpa e a incorporação de tecnologias que permitam o reuso de materiais, a partir do uso de indicadores de sustentabilidade. Esta pesquisa é desenvolvida em parceria com a empresa Pedras Oriente, instalada no município de Teutônia.

Fernanda comemora a seleção e ressalta que participar da atividade contribuirá para sua formação e ajudará no desenvolvimento de habilidades empreendedoras, inovadoras e criativas. “Acredito que a experiência permitirá o desenvolvimento de trabalhos e projetos interdisciplinares, já que foram selecionados doutorandos de diversas áreas do conhecimento e precisaremos desenvolver trabalhos conjuntos, além da maior interação entre teoria e prática, e das relações entre empresas e o universo acadêmico”, afirma.

Saiba mais sobre o encontro

A edição gaúcha do Seminário Les Doctoriales, criado pelo governo francês há mais de 20 anos, tem por base a parceria da Secretaria com a Universidade de Nantes, Angers e Le Mans (Unam), da região francesa Pays de La Loire, que organiza o evento a cada dois anos. A universidade europeia auxiliará na organização da primeira edição gaúcha do evento, que proporcionará uma imersão total de cinco dias a doutorandos de diferentes áreas para aproximá-los do mundo profissional e socioeconômico, além de proporcionar a interdisciplinaridade.

Durante o encontro, os doutorandos participarão de atividades com profissionais e empresas para desenvolverem ideias inovadoras no mercado. Entre elas, o “Desafio de inovação em 24 horas”, a “Socialização das teses”, as visitas técnicas e as atividades de comunicação para valorização profissional.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação