Univates realiza eventos para estimular vida saudável e sustentabilidade

Por Nicole Morás

Postado em

Para incentivar a prática de exercícios físicos, bem como o uso de transportes sustentáveis, a Univates realiza, no dia 12 de outubro, a III Corrida e Caminhada Vida Saudável e a segunda edição do Dia Sem Carro.

Com o sucesso das edições anteriores e como uma evolução da atividade, os cursos de Educação Física da Univates, a Polícia Civil de Lajeado e a Corsan promovem a III Corrida e Caminhada Vida Saudável – antiga Corrida e Caminhada da Polícia Civil. Além disso, o evento tem como novidade a categoria infantil, com trajeto de 3km para participantes de até 14 anos. Já a categoria adulto terá percurso de 5 km. A atividade ocorre pela manhã, com largada às 9h30min, no Prédio 16. As inscrições poderão ser feitas em breve pelo site www.univates.br/eventos, de forma gratuita ou mediante pagamento de R$ 5,00 com direito a uma camiseta.

De acordo com o coordenador do curso de Educação Física da Univates, Leonardo Rosa, o diferencial da corrida e caminhada não é a premiação, e sim a disseminação da saúde e dos exercícios físicos. “Teremos um valor simbólico para as camisetas para que todos se engajem nessa iniciativa”, explica. O evento contará ainda com brinquedos infláveis, a presença do Projeto Recreuni, que envolve estudantes de Educação Física desenvolvendo atividades com as crianças, e participação da Docile e mateada com a Natumate. Em caso de chuva, este evento será transferido para o dia 9 de novembro.

Já no turno da tarde, a Rua Avelino Tallini será fechada para mais uma edição do Dia sem Carro, uma ação da Univates para incentivar o uso de transportes sustentáveis e a prática de exercícios físicos. De acordo com uma das organizadoras do evento, Luana Germano, o primeiro evento, realizado em maio, teve uma repercussão muito positiva. “Muitas pessoas elogiaram a iniciativa, que volta a ser realizada”, afirma.

O Dia sem Carro terá início às 14h, em frente ao Centro Cultural, com a possibilidade de cadastramento no Bicivates por meio do programa Univates & Você e a distribuição de copos de água da Corsan. A partir das 15h a Biblioteca da Univates estará aberta para visitação e haverá o Planetário Móvel da Univates, distribuição consciente de mudas por meio do Museu de Ciências Naturais, brinquedos infláveis e realização de Slackline.

O curso de Farmácia participa da ação com aferição de pressão arterial, proteção solar e orientação sobre uso racional de medicamentos, incluindo o descarte. Às 16h30min, a banda Zangaia se apresenta na Praça do Centro Cultural. O evento terá ainda participação da ervateira Gaúcha da Serra e da Docile. Em caso de chuva, o evento será cancelado.

Mais informações sobre a  III Corrida e Caminhada Vida Saudável podem ser obtidas pelo telefone 3714-7000, ramal 5583. Contatos sobre o Dia sem Carro podem ser realizados pelo telefone 3714-7000, ramal 5212.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação