Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisadores estrangeiros participam de discussões envolvendo resíduos, energia e biomassa

Por Tuane Eggers

Postado em


Compartilhe

Os pesquisadores Arne Ragossnig, da Áustria, Alberto Bezama, da Alemanha, e Rodrigo Navia, do Chile, compartilharam seus conhecimentos sobre resíduos, energia e biomassa no I Seminário Internacional de Energia e Recuperação de Materiais a partir de Resíduos e Biomassas, realizado nesta semana na Univates. Além de ministrar palestras, os pesquisadores estrangeiros Ragossnig e Bezama também participaram de outras atividades sobre o assunto.

Na manhã de terça-feira, dia 16, eles integraram a visita técnica à Unidade de Compostagem e Geração de Biogás da Ecocitrus, no município de Montenegro. A visita contou com a participação de 50 pessoas, entre alunos, professores e pesquisadores.

Na oportunidade, além de conhecer os processos de tratamento de resíduos por meio da compostagem, os participantes também acompanharam o funcionamento da Planta de Biogás instalada na empresa. O equipamento opera hoje com dois biodigestores, gerando uma significativa quantidade de biogás com alto teor de gás metano, que possibilita três principais aproveitamentos energéticos: térmico, elétrico e, após a purificação, pode ser utilizado como biocombustível (biometano).

No turno da noite, estudantes da disciplina de Energia e Ambiente, do curso de Engenharia Ambiental da Univates, participaram de bate-papo com os pesquisadores da Áustria e da Alemanha sobre resíduos, energia e bioeconomia. Por meio do compartilhamento das experiências de seus países de origem e de diversos questionamentos por parte dos alunos, foi promovida a interação entre acadêmicos e pesquisadores.

De acordo com o ministrante da disciplina, professor Odorico Konrad, momentos como esses devem ser promovidos com maior frequência. “Além de despertar o interesse dos alunos e promover o conhecimento, impactam de forma positiva nas barreiras que ainda existem com a linguagem”, ressalta.

Para uma das acadêmicas participantes, Camila Elis Casaril, interações como essa proporcionam uma visão global das questões ambientais. “Permite que os alunos, futuros profissionais dessa área, conheçam diferentes realidades que podem ser implementadas no Brasil, por meio do exercício da profissão”, comenta. Segundo o pesquisador Alberto Bezama, foi gratificante poder participar de um momento como esse e sentir que os alunos realmente estavam interessados em estabelecer diálogo sobre o assunto.

O I Seminário Internacional de Energia e Recuperação de Materiais a partir de Resíduos e Biomassa foi encerrado na última quarta-feira, dia 17, com reunião de avaliação da Comissão Organizadora. Detalhes podem ser obtidos com a equipe do Laboratório de Biorreatores, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5201.

Texto: Tuane Eggers

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.