Univates realiza oficinas preparatórias para a VII Competição de Robótica

Por Nicole Morás

Postado em

Alunos de Ensino Médio interessados em integrar a VII Competição de Robótica da Univates podem participar de oficinas preparatórias, que ocorrem de 22 a 24 de setembro, das 13h30min às 17h30min, no Laboratório de Automação do câmpus da Instituição (rua Avelino Tallini, 171 - Lajeado/RS).

A atividade visa a trabalhar a prática da criação e montagem de robôs e a programação de sua lógica/comportamento. Durante a oficina, o principal objetivo é deixar que os estudantes de Ensino Médio conheçam os kits de montagem e experimentem as possibilidades dos materiais. De acordo com o coordenador da atividade, professor Fabrício Pretto, após as oficinas, os alunos podem frequentar o laboratório algumas vezes até o dia da competição.

“Realizada a oficina, os alunos são agrupados em duplas e, então, se inscrevem na Competição de Robótica. Desde o último dia da oficina até o grande dia das batalhas, eles podem vir para o laboratório da Univates para praticar. O bolsista do projeto estará aqui para auxiliá-los todas as tardes”, explica. Ele acrescenta que os robôs permanecem sempre na Instituição, mesmo durante as oficinas. Isso ocorre devido à fragilidade e à grande quantidade de peças, como também pelo alto custo dos kits.

A VII Competição de Robótica ocorre no dia 24 de outubro, último dia do 8º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC). Nessa noite, ocorrem ainda a Olimpíada de Informática e as competições de Pontes de Espaguete e de Desenvolvimento de Produto. Esses projetos integram o Technology Day, que está em sua segunda edição.

As inscrições podem ser realizadas pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5323.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação