Hannah Arendt e a educação são tema de palestra na Univates

Por Tamara Bischoff

Postado em

Mais uma edição do evento Diálogos na Pedagogia foi realizada na noite desta terça-feira, dia 16, na Univates. O palestrante, Altair Alberto Fávero, doutor em Docência Universitária e professor da Universidade de Passo Fundo, falou sobre “A distinção entre conhecer e pensar em Hannah Arendt e sua relevância para a Educação”. Em sua explanação, o docente discutiu a hipótese de que a distinção entre conhecer e pensar pode se mostrar produtiva para questionar-se sobre o atual contexto educacional e as problemáticas decorrentes das sociedades complexas e plurais.

No início da palestra, Fávero falou sobre a educação para o século XXI e educar em sociedades complexas e plurais. Para contextualizar, ele destacou algumas características deste século, como a progressão e disseminação das tecnologias e da comunicação, o acirrado processo de urbanização e a sociedade de consumo.

Citando autores e pensadores como Martin Heidegger e Walter Benjamin, o professor falou sobre conceitos como o das experiências vitais e disse que pensar vai na contramão de diversos pressupostos da sociedade atual. Conforme Fávero, o processo educativo tem que ser, antes de qualquer coisa, um meio de auxiliar o educando a pensar sobre seu modo de existir no mundo.

Ainda durante sua palestra, o docente apresentou características do cenário atual da educação e de que forma Hannah Arendt concebe a educação diante desse cenário.

A proposta do ciclo de palestras Diálogos na Pedagogia é reunir alunos e professores e abordar temas emergentes na formação docente. A coordenação é dos professores Tania Miorando, Maria Isabel Lopes e Rogério Schuck. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5536.

Texto: Tamara Bischoff

Escolha uma formação