Professor da Univates palestra sobre Semana Farroupilha no Colégio Madre Bárbara

Por -

Postado em

Em homenagem a Semana Farroupilha, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio do Colégio Madre Bárbara participaram de uma palestra no miniauditório. A proposta foi da área das humanas, que decidiu inserir mais conhecimento na semana dos jovens. O tema da palestra foi “Identidade Regional e Nacional”, mediada pelo professor de História e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates, Luís Fernando Laroque.

O coordenador Mateus Dalmáz conta que a ideia era problematizar a Revolução Farroupilha e entender porque os centros de tradições gaúchas criaram imagens, símbolos e versões históricas sobre o significado da guerra, sendo muitas vezes interpretados de um modo diferente. “A palestra buscou passar uma outra visão do que foi a Revolução, diferente da tradicional vista pela mídia, ou governo. A imagem oficial é idealizada”, diz o professor.

O palestrante professor Laroque destacou em sua palestra as versões sobre o movimento e os grupos sociais participantes, fazendo com que os alunos refletissem se a Revolução atingiu todo o Rio Grande do Sul, ou se apenas expressa parte da Província. “Outra proposta foi fazê-los entender a concepção de República e o que acontece no Rio Grande do Sul, percebendo as influências que temos e se de fato era uma República no modo que se pensava.”

Fonte: Assessoria de Imprensa do Colégio Madre Bárbara

Escolha uma formação