Profissionais estrangeiros palestram em seminário sobre energia, resíduos e biomassas no Tecnovates

Por Nathália Braga

Postado em

Professores e acadêmicos da Univates participaram, nesta segunda-feira, dia 15, do I Seminário Internacional de Energia e Recuperação de Materiais a partir de Resíduos e Biomassas. O evento ocorreu no auditório do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates e contou com explanação de profissionais brasileiros e estrangeiros vindos do Chile, Áustria e Alemanha. A atividade prossegue até esta terça-feira, dia 16, com visita técnica ao Consórcio Verde Brasil (Ecocitrus), no município de Montenegro.

O seminário iniciou com boas-vindas do coordenador do evento, professor Odorico Konrad, e explicação sobre a importância do tema. “Precisamos pensar em alternativas para suprir as necessidades energéticas da humanidade, a fim de manter a qualidade de vida”, comentou. Conforme ele, o prédio do Tecnovates é exemplo de ações sustentáveis. Em dezembro, a estrutura terá cerca de mil painéis fotovoltaicos, número que atende as necessidades energéticas do prédio.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento, professor André Jasper, e o diretor administrativo do Tecnovates, professor Eloni Salvi, desejaram as boas-vindas aos presentes. Salvi relembrou que o Tecnovates é direcionado às áreas de alimentos, meio ambiente e energias, sempre em busca de melhorias e inovações nos setores.

Representando a Universidad de La Frontera, do Chile, Rodrigo Navia ministrou a palestra “Refinación de biodisesel de microalgas”, seguido de Arne Ragossnig, representante da University of Applied Sciences, da Áustria, com a apresentação “The thermal process of recovering energy from waste”.

Na parte da tarde, em nome do Consórcio Verde Brasil Ecocitrus/Naturovos, Fábio Koch palestrou sobre o projeto piloto de geração de biogás. Na sequência, o representante de Helmholtz Centre for Enviromental Research, da Alemanha, Alberto Bezama, explanou sobre “Desafíos de la sostenibilidad para lá ejecución de la bioeconomía”. Para encerrar as atividades do dia, Marcio Luis Busi da Silva, representante da Embrapa de Santa Catarina, falou sobre produção de energias alternativas a partir de efluentes de biodigestores.

Texto: Nathália Braga

Escolha uma formação