Palestra abordará o campo da etnomatemática, uma tendência na educação matemática

Por Tuane Eggers

Postado em

Atualmente, pesquisas têm demonstrado a importância de considerar questões culturais nos processos de ensino e de aprendizagem. O assunto será abordado em palestra, na próxima sexta-feira, dia 19, na Univates, pela professora doutora Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, da Universidade Federal do Pará. A atividade ocorre, a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 7.

O objetivo do evento é refletir sobre o campo da Etnomatemática e a formação de professores, tendo em vista que “um dos pressupostos centrais da etnomatemática reside no fato de que diferentes culturas geram diferentes matemáticas”, explica a organizadora da atividade, professora Ieda Maria Giongo.

A palestra é gratuita e voltada a professores, acadêmicos, mestrandos e demais interessados no tema. O evento está vinculado ao projeto de pesquisa e intervenção “Observatório da Educação Univates/Capes: estratégias metodológicas visando à inovação e reorganização curricular no campo da educação matemática no Ensino Fundamental”.

Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5517.

Saiba mais sobre a palestrante

Isabel Cristina Rodrigues de Lucena é licenciada em Matemática e mestra e doutora em Educação, na linha de pesquisa Educação Matemática. Atualmente, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas e no Programa de Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade do Estado do Pará.

A professora desempenha atividades de pesquisa e de extensão na área da Educação Matemática. Os principais enfoques de seus projetos são: educação matemática e cultura amazônica, etnomatemática, ensino-aprendizagem-avaliação em matemática dos anos iniciais e formação de professores que ensinam matemática.

Serviço:

O que: Palestra Etnomatemática e formação de professores

Quando: 19 de setembro, a partir das 19h30min

Onde: auditório do Prédio 7 (rua Avelino Tallini, 171 – Lajeado/RS)

Inscrições: www.univates.br/inscricoes/eventos

Texto: Tuane Eggers