Projeto de extensão é selecionado para 34º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química

Por Nathália Braga

Postado em

A docente Jane Herber e a bolsista de Engenharia Química Sibele Kehl preparam a apresentação do projeto de extensão “Experimentando em Ciências: oficinas experimentais de Química”, selecionado para integrar o 34º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ). O evento, que tem como tema “Inovação no Ensino de Química: metodologias, interdisciplinaridade e politecnia”, ocorrerá no próximo dia 2 de outubro, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Desenvolvido na Univates, o projeto consiste em oficinas, intituladas de “Contextualizando o ensino de reações químicas”, ministradas às turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio, nas quais os estudantes e professores aprendem experimentos químicos com materiais alternativos. “Neste projeto nós mostramos que é possível fazer experiências na área da Química em escolas mesmo que não haja o material ideal. É questão de adaptar”, conta Jane. Conforme ela, a intenção do projeto de extensão é aproximar a teoria da prática a fim de facilitar o entendimento das reações químicas.

Na tarde do dia 12 de setembro, a professora e a bolsista se reuniram em um Pré-Encontro exigido pelo EDEQ para responder cinco questões relacionadas ao ensino politécnico. As respostas foram organizadas em forma de apresentação, a ser feita no 34ª EDEQ. No evento, elas ministrarão as oficinas existentes na Univates e apresentarão a proposta das atividades aos professores de Química das escolas e de instituições de ensino superior de todo o estado.

Oficinas
Escolas interessadas nas oficinas do projeto “Experimentando em Ciências: oficinas experimentais de Química” podem agendar atividades pelo telefone 3714-7000 ramais 5520 e 5524 ou pelo e-mail experimentando_ciencias@univates.br.

Texto: Nathália Braga

Escolha uma formação