Univates é finalista dos Prêmios Sinepe/RS 2014

Por Tuane Eggers

Postado em

Pelo quinto ano consecutivo, a Univates conta com projetos finalistas nos Prêmios Sinepe/RS. Na edição de 2014, o destaque é da Farmácia-Escola e do projeto de extensão “Comunicação para Educação Ambiental”, que concorrem ao 9º Prêmio Responsabilidade Social, nas categorias Participação Comunitária e Práticas Eco-Responsáveis, respectivamente.

Com quase três anos de existência, a Farmácia-Escola é fruto de uma parceria entre a Univates, a Prefeitura Municipal de Lajeado e o Ministério Público Federal, com o objetivo de prestar atendimento humanizado e qualificado aos seus usuários, assim como possibilitar aos acadêmicos a vivência prática do trabalho em saúde. Além de distribuir medicamentos para os usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, serviços como verificação de temperatura corporal, altura e peso, orientação sobre uso e descarte de medicamentos, e medida de glicemia capilar também são oferecidos no local.

Segundo a coordenadora da Farmácia-Escola, a professora e farmacêutica Carla Kauffmann, a indicação do projeto é uma satisfação para toda a equipe que trabalha e que já trabalhou no local. “É o reconhecimento de que as pequenas ações realizadas diariamente e por cada um, seja funcionário, estagiário ou voluntário, estão impactando em nossa comunidade”, comemora Carla.

Já o projeto de extensão “Comunicação para Educação Ambiental”, coordenado pela professora doutora Jane Mazzarino, busca realizar processos de educomunicação socioambiental por meio de metodologias participativas, incentivando reflexões sobre a questão ambiental e promovendo o exercício da cidadania. Entre as ações do projeto estão oficinas de educação ambiental, videodebates, rodas de conversas e cursos sobre a interface entre temas de comunicação, direito à informação e educação ambiental.

Jane conta que ficou feliz com a notícia e que considera o projeto merecedor, pois possui uma trajetória histórica na Instituição, com atividades diversificadas e adaptadas ao contexto da comunidade. De acordo com ela, a ideia é inovar ainda mais, inserindo novas práticas e metodologias para refletir sobre a área ambiental. “Uma iniciativa recente também foi abrir mais a universidade para a comunidade, trazendo organizações sociais para participarem de palestras e rodas de conversa. Tentamos estimular a fala daqueles que costumam ser ouvintes – uma coisa simples, mas pouco praticada”, ressalta.

Para Jane, o êxito do projeto também se deve ao envolvimento dos voluntários e dos bolsistas, além dos diversos parceiros, que sempre se mostraram dispostos a auxiliar nas atividades. “Considero muito relevantes esses projetos de extensão realizados por instituições universitárias”, completa a professora.

A próxima etapa será a defesa dos projetos em audiência pública, programada para os dias 1º e 2 de outubro. A cerimônia de entrega dos prêmios deve ocorrer no dia 3 de dezembro, na PUCRS, em Porto Alegre. Na ocasião, serão conhecidos os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria.

Instituição possui trajetória nos Prêmios Sinepe/RS

Todos os anos, o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe) do Rio Grande do Sul realiza o Prêmio Destaque em Comunicação, por meio do qual busca reconhecer as instituições de ensino gaúchas que apostam na força da comunicação e desenvolvem importantes trabalhos na área.

Em 2010, a Univates conquistou o 1º lugar na categoria Mídia Digital – Ensino Superior com o Projeto Carona. Já em 2011, a Univates também foi uma das premiadas com o 1º lugar na categoria Mídia Digital com o site do Universo Univates, e 3º lugar na categoria Mídia Impressa com o Jornal da Univates.

Em 2012, o destaque foi para a Revista do Vestibular, que ficou com o 2º lugar na categoria Mídia Impressa. Já no ano passado, o reconhecimento foi para o blog Nas Internas, que recebeu destaque na categoria Gestão de Comunicação e Relacionamento, ficando com a segunda colocação. Viabilizado por meio da Intranet da Univates, o blog é um canal de comunicação direta com o público interno da Instituição.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação