Laboratório de Biorreatores recebe equipamentos para integrar rede de pesquisa sobre biogás

Por Tuane Eggers

Postado em

O Laboratório de Biorreatores da Univates recebeu, nesta quinta-feira, dia 4, o kit de equipamentos que possibilitam o início das pesquisas da Rede de Avaliação de Substratos (RAS) do Projeto Brasil Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético do Biogás (Probiogás).

Inovador no Brasil, o projeto é coordenado pelo Ministério das Cidades e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, da Alemanha. A rede de pesquisa é composta por quatro instituições, sendo a Univates a única representante da região Sul do Brasil. A coordenação da rede será feita pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), representada pela Embrapa Suínos e Aves.

Os equipamentos recebidos são: um analisador automático de potencial metanogênico, um analisador portátil de biogás, um medidor de vazão/totalizador de volume de gás e dois medidores de vazão para pequenos volumes. Eles serão utilizados para avaliar substratos com potencial para geração de biogás. Para garantir maior confiabilidade na comparação dos resultados das análises realizadas entre os laboratórios participantes, eles também deverão adotar as mesmas metodologias de ensaios.

Desde 2009, o Laboratório de Biorreatores desenvolve estudos na área de combustíveis renováveis. Coordenado pelo professor doutor Odorico Konrad, o local busca o aproveitamento energético de diferentes biomassas, empregadas para a geração de biogás, o que contribuiu para que a Univates fosse uma das instituições selecionadas, entre as 13 inscritas para participarem da rede de pesquisas.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação