Projeto da Univates aproxima astronomia da comunidade

Por Tuane Eggers

Postado em

Com o objetivo de estimular o gosto pela ciência e difundir o conhecimento e a cultura científica no âmbito da astronomia, o projeto de extensão “Desvendando o céu: astronomia no Vale do Taquari” da Univates está cada vez mais inserido em atividades com a comunidade. Por exemplo, no próximo domingo, dia 7, o Planetário Móvel da Univates estará participando da CulturArte, de Arroio do Meio, se o clima for favorável.

Já no dia 26 de setembro, a equipe do projeto participará da Mostra Científica de Trabalhos do Colégio Teutônia, com o Planetário Móvel e três oficinas. Durante o turno da manhã, serão ministradas as oficinas “Terra como um grão de pimenta”, que aborda as dimensões do Sistema Solar, e “Fenômenos Astronômicos”. No turno da tarde, além da oficina “Fenômenos Astronômicos”, será promovida atividade de construção de foguetes.

No dia 4 de outubro, a equipe do projeto atenderá o Colégio Bom Jesus e, no dia 10, será marcada presença na Feira do Livro de Lajeado. Além disso, a coordenadora do projeto, Sônia Elisa Marchi Gonzatti, conta que seguem intensas as ações realizadas na Univates. “As turmas participantes, geralmente, intercalam atividades no Planetário Móvel com alguma oficina do projeto, com assunto definido, previamente, em contato com os professores”, explica.

Outras novidades estão previstas para a área da astronomia. Nos meses de outubro e novembro, será realizado curso de formação continuada, em parceria com o projeto Observatório Educativo Itinerante (OEI/Ufrgs), com o tema interações gravitacionais. “Também acaba de chegar na Univates um novo telescópio, com buscadora automática, comprado com recursos do CNPq. Esse recurso, além de ser utilizado na Instituição, permitirá a realização de observações abertas ao público, atividade que denominamos de Céu na Praça”, completa a professora Sônia.

Interessados em agendar atividades com o projeto de astronomia podem contatar a equipe pelo e-mail planetario@univates.br. Detalhes sobre o projeto podem ser obtidos pelo site www.univates.br/extensao/desvendando-o-ceu-astronomia-no-vale-do-taquari.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação