Desenvolvimento do layout do site novo

Com ótimo desempenho no Exame da OAB, curso de Direito consagra-se entre os melhores do RS

Por Elise Bozzetto

Postado em 04/11/2013 23:26:50

Recentemente, foi divulgado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) o desempenho das instituições de Ensino Superior do país no Exame da OAB, realizado no primeiro semestre deste ano. E a Univates foi novamente destaque na prova, consagrando-se como uma das mais bem classificadas entre as instituições de ensino do Rio Grande do Sul, com 43,30% de aprovação, enquanto a média nacional foi de 28,07%.

Com o resultado, a Univates figura entre as 12 melhores instituições de ensino do Estado, considerando os cursos em universidades públicas e particulares, e entre as cinco melhores, se consideradas apenas as universidades particulares ou comunitárias. Em relação às últimas edições do exame, a Univates teve um acréscimo de cerca de 15% de aprovados.

Nesta prova, a Instituição contou com a participação de 97 candidatos, sendo que todos compareceram na primeira fase do exame e 42 na segunda fase. A aprovação no Exame dá ao candidato o direito de exercer a profissão de advogado.

A coordenadora do curso de Direito da Univates, Bianca Corbellini Bertani, destaca que há alguns anos a Univates vem se mantendo entre as cinco melhores instituições particulares e comunitárias no ensino de Direito do Estado. “A Univates está de parabéns, considerando todos os esforços empreendidos para a qualificação docente e discente, além da dedicação dos profissionais técnico-administrativos. Os professores do curso merecem reconhecimento pelo comprometimento e cuidado com que exercem a docência, sempre dispostos a ajudar e jamais recusando os desafios que lhes são diuturnamente apresentados”, ressalta.

Para Bianca, é muito importante esse desempenho esmerado dos acadêmicos. “Eles já perceberam a importância de levar seu curso a sério e com responsabilidade se quiserem, ao final, almejar aprovação neste certame. As provas não têm sido fáceis, exigindo muito dos professores e alunos”, explica a professora, que reforça: “apesar do ótimo desempenho até aqui registrado, não perdemos nossa essência enquanto curso, representada pelo humanismo em nossa inter-relação prático-teórica. Estamos felizes com os resultados, o que nos leva a um maior empenho em busca de resultados ainda mais satisfatórios. Externamos nossa alegria pelos aprovados e nossa certeza de que, na próxima prova, os resultados serão positivos a todos”, conclui.

O acadêmico do 10º semestre de Direito Cássio Rozales Vitola, de Lajeado, realizou o Exame pela primeira vez. Para ele, a principal facilidade da prova foram as questões dissertativas, como associar a questão a algum artigo de lei, legislação vigente e resolução dos casos propostos. Segundo Vitola, sua preparação para o Exame ocorreu de maneira constante durante a graduação. “O incentivo que a Univates dá em realizar provas sem a utilização da legislação impressa, bem como a forma de raciocinar sobre as questões envolvendo estudo de caso foram elementos importantes para a aprovação nas duas fases do exame”, enfatiza o técnico judiciário.

A encantadense Fabiola da Silva fez a prova duas vezes. “No início do ano, na segunda fase da prova obtive a nota 5,75. Agora passei com 8,55”, destaca a futura advogada. “A Univates teve papel muito importante nessa conquista, principalmente, por demonstrar interesse no exame da Ordem ao aplicar provas e trabalhos no mesmo estilo do que encontramos na prova”, explica. Para o futuro, ela pretende prestar concursos públicos na área.

A lista completa das faculdades participantes no Exame podem ser conferidas no site www.oab.org.br. O curso de Direito da Univates é uma das opções para o Vestibular de Verão 2014. Mais informações no site www.univates.br/vestibular.

Saiba mais:

As provas da OAB são divididas em duas etapas: uma prova objetiva, composta de 80 questões de caráter eliminatório, e outra discursiva e prática. Ainda há questões a serem desenvolvidas pelos alunos, considerando a área que optaram para a prova prático-jurídica. Em seguida, os acadêmicos devem confeccionar uma peça prática, considerando um problema apresentado.

Conforme a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 120.944 candidatos fizeram a primeira fase do Exame, e 33.954 foram aprovados na segunda. Os dados do Rio Grande do Sul apontam a UFSM com 78,85% de aprovação; a Furg com 77,14%; e a Ufrgs com 71,79% de aprovação.

Na Univates, nos últimos dois anos, entre aproximadamente 40 e 50% dos diplomados no curso de Direito já foram aprovados no Exame da OAB.

Texto: Ana Paula Vieira Labres