Convênio entre Univates e Prefeitura de Lajeado revitalizará espaços urbanos

Por Kelly Raquel Scheid

Postado em

Com a pretensão de unir esforços na elaboração de projetos de interesse urbanístico em Lajeado, o Poder Executivo e a Univates firmaram convênio na última segunda-feira, dia 28. O documento, assinado pelo prefeito, Luís Fernando Schmidt, e pelo reitor da Univates, Ney Lazzari, prevê que o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Univates (Emau) desenvolva trabalhos urbanísticos, em nível de projeto preliminar, de forma gratuita para a municipalidade, respeitando prazos e disponibilizando sua equipe para esclarecer dúvidas.

Em contrapartida, a administração municipal disponibilizará ao Emau informações necessárias para a elaboração das propostas, além de conceder um responsável para acompanhar a realização dos trabalhos. O governo de Lajeado também estará encarregado de encaminhar os projetos aos órgãos internos competentes, para realização dos projetos executivos e sua posterior execução, arcando com as despesas que envolverão suas elaborações, inclusive plotagens e impressões.

O convênio, que terá vigência até 30 de dezembro de 2015, adianta alguns projetos que serão desenvolvidos pela Univates, como o prolongamento da rua Décio Martins Costa até a Osvaldo Aranha, projetando, no terreno onde as ruas se cruzarão, a construção de um Parque Náutico e a criação de vagas de estacionamento público nas proximidades.

Outros espaços que também visam ao bem-estar da população e ao melhor aproveitamento de espaços públicos serão a construção de um parque destinado ao lazer e à habitação no bairro Santo Antônio e a revitalização do Parque Piraí, localizado no bairro São Cristóvão, na quadra circundada pela avenida Senador Alberto Pasqualini e pelas ruas Coelho Neto, Maurício Cardoso e Felipe Craide, e do Parque do bairro Olarias, ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nova Viena.

Ainda estão previstas a atualização do inventário do Centro Histórico de Lajeado, juntamente com a identificação de terrenos baldios e a transformação do Campo Ouro Verde, também no bairro Olarias, na Praça Juventude.

No ato, estiveram presentes a secretária de Planejamento do município, Marta Peixoto; o vice-reitor, Carlos Cândido da Silva Cyrne; o pró-reitor Administrativo, Oto Moerschbaecher; a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Jamile Weizenman; a arquiteta do Emau, Ivana Lazzaron, e o professor de Arquitetura e Urbanismo Alex Brino.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lajeado. Texto: Kelly Raquel Scheid

Escolha uma formação

Graduação presencial