Desenvolvimento do layout do site novo

Semana Acadêmica relembra trajetória de Lúcio Costa e traz arquiteto espanhol Helio Piñón

Por Divulgação

Postado em 28/10/2013 21:22:03

Na última semana, a Univates realizou a X Semana Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo, evento integrado ao 7º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC). Os estudantes participaram de diversas oficinas e minicursos relacionados às atividades desenvolvidas no curso, como maquetes, programas aplicados a desenhos de projetos, oficina de fotografia e de vídeos, entre outros.

Além disso, foram realizadas duas palestras. Na noite de terça-feira, dia 22, esteve presente a arquiteta Maria Elisa Costa, filha do arquiteto Lúcio Costa, juntamente com o arquiteto José Pessoa. Na ocasião, eles relataram a história do arquiteto Lúcio Costa, criador do projeto do Plano Piloto de Brasília, um dos principais ícones da arquitetura moderna brasileira.

Por meio das considerações de Maria Elisa Costa, foi possível conhecer fragmentos da vida e curiosidades da trajetória pessoal de Lúcio Costa. Já a sua atuação frente ao patrimônio histórico foi explanada por José Pessoa. Os alunos e docentes do curso fizeram uma homenagem à filha de Lúcio Costa vestindo a camiseta do DA com a imagem da obra do Parque Guinle, de autoria do arquiteto.

Conforme a coordenadora do curso, professora Jamile Weizenmann, o evento reforça a importância do trabalho do grupo de pesquisa “Lúcio Costa Obra Completa”, que está sendo desenvolvido em parceira Univates-Uniritter. Também é parte integrante deste evento a exposição exclusiva, que apresenta a vida e obra do arquiteto, composta por painéis que integraram exposição abrigada pelo Museu Nacional, em Brasília, comemorativa aos 50 anos da capital; por pranchas, contendo desenhos arquitetônicos de diversas obras; e por maquetes. A exposição é uma parceria entre Univates, Unirriter e Unisc, e está ocorrendo em diversos Espaços Arte da Univates, até o início do mês de novembro.

Já na sexta-feira, dia 25, finalizando a Semana Acadêmica, o curso de Arquitetura e Urbanismo promoveu, em parceria com o Diretório Acadêmico e o CCTEC, a palestra inédita “Obrigado, Brasil”, com o arquiteto espanhol Helio Piñón, catedrático de Projetos de Arquitetura desde 1979 e autor de mais de 15 livros, cujo centro de gravidade teórico é o sentido estético e a vigência da arquitetura moderna.

Regularmente, ele ministra cursos de pós-graduação em escolas de arquitetura latino-americanas. Helio Piñón apresentou aos estudantes e ao público presente uma parte dos projetos realizados por ele em diversas cidades brasileiras, propondo projetos sistemáticos e pensando na universalidade das propostas. Jamile ressalta que Piñón foi claro e consistente na sua fala, reforçando aos estudantes a importância de observar o ambiente e, a partir da observação, usar a inteligência para projetar.

Além disso, o palestrante destacou também a importância de compreender o lugar, estabelecendo uma forte relação entre edificação e lugar. “Piñón é uma figura fundamental para o curso, pois é autor da teoria de projeto aplicada ao longo do desenvolvimento das disciplinas de projeto desta faculdade”, salienta a professora Jamile. A presença do arquiteto na Univates foi viabilizada pelo contato com o professor Edson Mahfuz, da Ufrgs. Entre os dias 28 de outubro e 1o de novembro, o arquiteto estará ministrando um workshop de projetos em Porto Alegre.