Estudantes participam de competição de programação computacional

Postado em 25/10/2013 14h28min

Por Ronaldo Ely Rempel

Na noite da última quinta-feira, dia 24, a Univates sediou o I Concurso de Programação. Participaram da competição estudantes de diversos cursos de graduação e técnicos na área da Informática. A atividade integrou as atividades do 7º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC) e objetivou desenvolver atividades extracurriculares, instigando o interesse pela área da tecnologia.

Divididos em equipes de no máximo três integrantes, os estudantes deveriam solucionar oito problemas de lógica, utilizando o computador e o sistema Java, em até três horas. A realização da atividade teve como propósito desenvolver a capacidade dos estudantes de trabalhar em equipe, tornando-os mais independentes em relação ao professor, além de proporcionar situações semelhantes ao mercado de trabalho, como momentos de tensão e competitividade.

Segundo o professor organizador do evento, Pedro Velho, esta é uma competição saudável que proporciona uma dinâmica totalmente diferente das aulas. São aplicados conhecimentos teóricos para que os equipamentos e softwares de informática auxiliem na resolução dos problemas. “Essa atividade nada mais é do que o exercício de solucionar um problema, criado pelo homem, mas com o auxílio da computação. A ideia é automatizar a máquina para que ela faça isso, mediante comando humano”, afirma o professor.

A equipe campeã da atividade foi composta pelos estudantes Matheus Agnes Dias, Augusto Wolf e Eduardo Saretta, que resolveram três dos oito problemas propostos e obtiveram a melhor pontuação. Como premiação, eles receberam brindes da Univates.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Equipe vencedora foi composta pelos estudantes Matheus Agnes Dias, Augusto Wolf e Eduardo Saretta

Ronaldo Ely Rempel