Univates sedia encontro de assessores internacionais e bibliotecários

Postado em 24/10/2013 20h50min

Por -

Nesta quinta-feira, dia 24 de outubro, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas realizou o I Encontro de Bibliotecas e a reunião dos assessores internacionais das instituições. Os grupos trabalharam em conjunto na Univates, em Lajeado, discutindo ações e temas de interesse mútuo entre as universidades.

O encontro das bibliotecas teve a participação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, com uma palestra que aborda as temáticas Repositórios Institucionais e Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações. O IBICT esteve representado por Bianca Amaro de Melo, Coordenadora do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação e Tainá Batista Assis, responsável pelo acompanhamento e contato com as instituições parceiras da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD.

Já no encontro de assessores internacionais foi dada continuidade às discussões sobre a vinda do Consórcio de Universidades de Ciências Aplicadas da Alemanha (UAS7) ao Brasil no dia 04 de dezembro deste ano. O objetivo do grupo é montar uma proposta de trabalho para ampliar parcerias com as instituições do UAS7. A visita será feita por 7 reitores das universidades alemãs.

Para o assessor do Comung e coordenador dos trabalhos, professor Renato de Oliveira, a parceria irá beneficiar as instituições. "A importância dessa visita e do possível convênio que resultará, é que se trata de um consórcio reunindo as principais universidades alemãs de ciências aplicadas. Estas universidades, como se sabe, foram criadas nos anos 1970 como um complemento do modelo clássico ‘humboldtiano’, desenvolvido no início do século XIX também na Alemanha. Como o qualificativo ‘ciências aplicadas’  sugere, sua ênfase é no desenvolvimento tecnológico e numa forte interação com o meio social, empresas inclusive, e este é o conceito institucional que, cada vez mais, orienta as instituições do Comung", explica.

Sobre o Comung

O Comung é o maior sistema de Educação Superior em atuação no Rio Grande do Sul, sendo integrado por 15 instituições que congregam mais de 40 câmpus universitários, abrangem mais de 380 municípios em suas áreas de influência e possuem em torno de 200 mil alunos de graduação e pós-graduação. Fazem parte do Comung: Feevale, IPA, Pucrs, UCPel, UCS, Unicruz, Unifra, Unijuí, Unisc, Unisinos, Unilasalle, Univates, UPF, Urcamp e URI.
Assessores internacionais discutiram parcerias com Alemanha

Bibliotecários promoveram primeiro encontro