Technology Day estimula o interesse pela área da tecnologia

Postado em 24/10/2013 14h44min

Por Ronaldo Ely Rempel

Na noite da última quarta-feira, dia 23, o Complexo Esportivo da Univates sediou a primeira edição do Technology Day. Durante o evento, foram realizados o VI Campeonato de Robótica da Univates, o I Desafio de Poltronas de Papelão e o I Campeonato de Pontes de Espaguete, que integram a programação do 7o Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC). As atividades contaram com a participação de acadêmicos de diversos cursos de graduação e de estudantes de escolas de Ensino Médio do Vale do Taquari.

Conforme o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas e um dos organizadores do evento, professor Mouriac Halen Diemer, as atividades foram realizadas para promover a integração entre estudantes dos Ensinos Médio e Superior. “Por meio de atividades lúdicas e, ao mesmo tempo, pedagógicas, procuramos despertar nos estudantes mais interesse pela tecnologia, além de estimular a criatividade e o espírito de equipe”, comentou.

O I Campeonato de Pontes de Espaguete contou com a participação de 64 equipes e propôs a criação de uma ponte com 50 centímetros de altura e um metro de comprimento, utilizando no máximo 750 gramas de macarrão do tipo espaguete e cola. Em seguida, os participantes deveriam colocar pesos sobre as pontes, sendo a mais resistente a vencedora. A equipe de número 46 foi a campeã da competição, com sua ponte suportando 98,7 kg. Os vencedores receberam como premiação o valor de R$ 1.000,00.

Os estudantes Rodrigo dos Santos, Bernardo Jasper e Pedro Correa, do curso de Engenharia Civil, não venceram, mas ficaram satisfeitos com o resultado alcançado. A equipe levou cinco dias para elaborar o projeto e construir a ponte, que suportou 86 quilos. “Escolhemos um modelo simples, com poucos nós (pontos de junção). Pesquisamos e verificamos que ter muitos pontos de junção era um dos motivos para que as pontes não resistissem”, afirmou Rodrigo, que ficou responsável por colocar os pesos no suporte pendurado na ponte.

Já a competição “Desenvolvimento de Produto” reuniu 14 equipes. A atividade propôs aos participantes que confeccionassem uma poltrona para leitura, utilizando o papelão como matéria-prima. O produto deveria suportar uma carga de 150 kg, contar com um apoio para caderno, notebook ou tablet, além de proporcionar o conforto adequado ao usuário. A equipe Master venceu a competição, e recebeu a quantia de R$ 1.000,00 como premiação.

O grupo formado pelos estudantes Carla Ehrenbrink, Jéssica Gregory, Suzana Roman e Augusto Rosseto, do curso de Engenharia de Produção, chamou atenção ao utilizar tubos de papelão para a fabricação da poltrona. O material serve como bobina para tecidos e foi utilizado para a confecção do produto, que levou cerca de quatro dias para ficar pronto. “Pesquisamos e nos baseamos em alguns modelos de poltronas encontrados na internet. Levamos em consideração principalmente a estética e o conforto na hora da escolha”, afirma Suzana.

Além disso, o VI Campeonato de Robótica reuniu diversos estudantes de escolas de Ensino Médio. Os participantes confeccionaram robôs para duas disputas: luta de sumô e um labirinto a ser vencido em menor tempo. Os estudantes do Colégio Martin Luther, de Estrela, foram os vencedores e receberam premiação no valor de R$ 400,00.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Rodrigo coloca os pesos na ponte elaborada em conjunto com seus colegas Bernardo e Pedro, estudantes do curso de Engenharia Civil

Ronaldo Ely Rempel

Carla (esquerda), Jéssica e Suzana (sentada) utilizaram tubos de papelão para confeccionar uma poltrona