Olimpíada de Informática propõe desenvolvimento e disputa de jogos

Postado em 24/10/2013 14h20min

Por Tuane Eggers

Na manhã desta quinta-feira, dia 24, cerca de 100 estudantes de Ensinos Fundamental e Médio participaram de um desafio: a competição de desenvolvimento de jogos da 5ª Olimpíada de Informática da Univates. A proposta da atividade é aproximar os estudantes da lógica de programação. O evento prossegue nesta sexta-feira, dia 25, com disputa do Qube Game, um jogo de puzzle que envolve leis da física.

Conforme o coordenador da Olimpíada, professor Evandro Franzen, a informática e o raciocínio lógico são tendências mundiais e oferecem cada vez mais oportunidades, sendo cada vez mais importante ter esse conhecimento já na Educação Básica. “Teóricos da área acreditam que a programação será um conteúdo comum no Ensino Médio. Então, a nossa ideia é tentar auxiliar as escolas a utilizarem cada vez mais esses conceitos. Os estudantes gostam de jogos e, se puderem aliar outros conteúdos com a programação, será uma forma de deixar o próprio ensino mais dinâmico”, salienta ele.

De acordo com a professora Maria Claudete Schorr Wildner, integrante da organização da Olimpíada, foram realizadas diversas oficinas nas escolas durante o ano, com o objetivo de ensinar os alunos sobre o software Scratch, utilizado na primeira competição. “Foram feitas de duas a três oficinas por semana, e buscamos ampliar esse número para o próximo ano”, explica.

Participaram da atividade estudantes de dez escolas de diversos municípios, como Lajeado, Encantado, Estrela, Forquetinha, Rio Pardo e Teutônia. Uma das duplas foi composta por Pedro Marcucio Schaeffer e Dener Correa, do 6º e 7º ano, respectivamente, do Instituto de Educação Cenecista General Canabarro, de Teutônia. Esta é a primeira vez que participam da competição.

Os estudantes contaram que decidiram participar porque costumam disputar jogos e gostam de lidar com computadores. “É uma oportunidade nova para a nossa escola. Ainda não terminamos a prova. Está meio difícil, por isso decidimos fazer uma pausa”, afirmaram eles, que participaram da oficina sobre o software Scratch em sua escola. Pedro e Dener salientaram que gostariam de aprender mais sobre programação durante as aulas.

A competição de desenvolvimento de jogos é dividida em duas modalidades, de acordo com a escolaridade dos participantes: Iniciação e Programação. Para as duplas que forem contempladas com os três primeiros lugares em cada modalidade, a premiação será de R$ 200,00 para o primeiro lugar; R$ 150,00 para o segundo; e R$ 100,00 para o terceiro. Já a premiação da disputa de jogos será de R$ 150,00 para o primeiro colocado; R$ 100,00 para o segundo; e R$ 50,00 para o terceiro.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5599, ou pelo e-mail efranzen@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Na primeira competição da Olimpíada, os estudantes foram desafiados a desenvolver jogos