Austrália é destino de intercambista da Univates

Postado em 23/10/2013 08h29min

Por Ronaldo Ely Rempel

Mais uma estudante da Univates foi selecionada para bolsa de intercâmbio pelo programa Ciência Sem Fronteiras, iniciativa do Governo Federal. Camila Angélica Schmidt, 23 anos, estudante do oitavo semestre do curso de Ciências Biológicas – Bacharelado realizará intercâmbio na Austrália, na cidade de Adelaide. Ela embarca no próximo dia 8 de novembro, com retorno programado para fevereiro de 2015.

A estudante irá para a University of Adelaide, onde participará, durante os três primeiros meses, de aulas de língua inglesa para depois cursar as disciplinas específicas de seu curso. Como há grande diferença entre os ecossistemas brasileiro e australiano, a acadêmica considera que essa experiência proporcionará a ela conhecimentos muito válidos, além de ser um diferencial no currículo posteriormente. “Por ser uma ilha, há diversas espécies de plantas e animais que só existem lá”, ressalta.

Camila atua como bolsista de iniciação científica na Univates, vinculada ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) na área de Ecologia. “Ser bolsista foi um grande diferencial para que eu conseguisse a vaga de intercâmbio. Quero me especializar na área da pesquisa e continuar trabalhando nisso”, afirma.

Esta será sua segunda oportunidade de estudar fora do país. No primeiro semestre de 2012, Camila participou de intercâmbio para a Suécia. “São realidades bem diferentes. O tempo de duração dos intercâmbios e o clima dos dois países são extremamente distintos. Não há como fazer comparativos. Sem dúvidas, ambas experiências serão fundamentais para o meu futuro profissional”, completa a estudante.

Programa recebe inscrições

Estão abertas, até o dia 29 de novembro, as inscrições para novas chamadas do programa Ciência Sem Fronteiras. São 20 países como opções de destino: Reino Unido, Bélgica, Canadá, Holanda, Finlândia, Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Suécia, Noruega, Irlanda, China, Hungria, Japão e Áustria.

O programa, desenvolvido pelo Governo Federal com a parceria de instituições de Ensino Superior, concede bolsas de estudos de um a dois anos em universidades do mundo todo. Os estudantes recebem passagens aéreas e toda a verba necessária para transporte até o local destinado. Além disso, recebem auxílio para a instalação (compra de roupas de cama, utensílios domésticos etc.), auxílio para material didático (compra de notebook ou tablet), seguro-saúde e bolsa mensal para gastos pessoais.

Mais informações podem ser obtidas com a Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309, ou pelo e-mail aaii@univates.br.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Camila embarca para a Austrália no dia 8 de novembro