Feira de Ciências inicia nesta quarta-feira

Postado em 22/10/2013 19h01min

Por Ronaldo Ely Rempel

Com o objetivo de incentivar a pesquisa nas escolas, a Univates promove mais uma edição da “Feira de Ciências – Descobrindo talentos para a pesquisa”. O evento ocorre nesta quarta e quinta-feira, dias 23 e 24, nos três turnos: manhã, das 9h às 11h30min; tarde, das 15h às 17h; e noite, das 19h às 21h30min; no Prédio 9.

Serão expostos e avaliados 38 projetos, desenvolvidos por mais de 200 estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio e dos cursos Técnicos de escolas públicas e particulares de Lajeado. Os três melhores trabalhos de cada categoria – Fundamental, Médio e Técnico – serão incluídos em artigo para publicação em revista científica. Além disso, os trabalhos que obtiverem média final acima de 4 poderão ser submetidos à Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia (Mostratec) 2014, em Novo Hamburgo.

Ao projeto com a melhor pontuação em cada uma das categorias será oferecida uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior, no valor de R$ 1.200,00, dividido em 12 vezes, seguindo as regras de concessão do CNPq. Os bolsistas participarão de projetos de pesquisa realizados na Univates.

O evento é gratuito e aberto à comunidade. Escolas interessadas devem agendar a visitação pelo e-mail feiradeciencias@univates.br. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.univates.br/feiradeciencias.

Texto: Ronaldo Ely Rempel