Brincadeiras e atividades recreativas marcam mais uma edição do Recreuni

Postado em 22/10/2013 14h59min

Por Tuane Eggers

Sorrisos, brincadeiras e diversão marcaram a manhã desta terça-feira, dia 22, no Complexo Esportivo da Univates. Cerca de 40 crianças participaram de mais uma edição do Recreuni, evento em que acadêmicos da disciplina de Recreação do curso de Educação Física desenvolvem e orientam brincadeiras para crianças da comunidade.

Os participantes foram estudantes da faixa etária de 3 a 6 anos da Escola Municipal de Educação Infantil Fazendo Arte, de Lajeado. Brincadeiras com cordas, balões, cama elástica, tintas e bolas de basquete e futebol estiveram entre as atividades.

Conforme os ministrantes da disciplina, professores Alessandra Brod e Carson Siega, o objetivo é aplicar na prática a teoria desenvolvida na disciplina, além de levar o conhecimento acadêmico para a comunidade em uma atividade de extensão. “É um momento de aprendizagem, pois procuramos trocar os conhecimentos entre as duas turmas da disciplina, da manhã e da noite, desenvolvendo atividades com balões, papel crepom e outros materiais”, explica Alessandra.

Para a formanda de Educação Física – licenciatura e professora de uma das turmas das crianças participantes, Bárbara Schmeier, a atividade é interessante por proporcionar aos alunos que conheçam um espaço novo e tenham contato com outros profissionais. “No município não temos professores específicos de Educação Física para atuar em escolas de Educação Infantil, então essa atividade é importante por ser mais voltada ao corpo e sem tantas regras. As crianças podem fazer do jeito delas, explorar os movimentos corporais sem seguir uma rotina”, ressalta.

O Recreuni é um evento semestral gratuito, realizado desde o ano de 2009. Os cursos de Educação Física – licenciatura e bacharelado estão entre as opções do Vestibular de Verão da Univates, que receberá inscrições a partir do dia 4 de novembro, pelo site www.univates.br/vestibular.

Texto: Tuane Eggers