Univates dá início ao 7º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari

Postado em 21/10/2013 21h04min

Por Tamara Bischoff

“Novos tempos, novos desafios”. Com este tema, o 7º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC), aberto oficialmente na noite desta segunda-feira, dia 21, pretende proporcionar um ambiente multidisciplinar de troca de experiência para seus mais de 1.650 participantes. A programação, composta por palestras, oficinas e minicursos, além de atividades especiais, prossegue até o próximo sábado, dia 26.

A solenidade de abertura do evento ocorreu no auditório do Prédio 7, com transmissão para o auditório do Prédio 11, e contou com a presença do reitor da Univates, Ney José Lazzari, do diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Instituição (CETEC), professor Mouriac Halen Diemer, e da coordenadora do 7º CCTEC, professora Emanuele Gauer.

Na ocasião, Emanuele apresentou brevemente detalhes da programação, agradeceu a todos os envolvidos na organização do Congresso e desejou que os participantes aproveitem esta semana para aprender e trocar experiências.

Em seu pronunciamento, o diretor do CETEC falou sobre o tema do Congresso, observando que a cada dia surgem novas tecnologias, e como profissionais, precisamos estar nos preparando constantemente. “Nossas profissões são multidisciplinares; precisamos entender de mais áreas, ir além da fronteira de nossa formação”, disse Mouriac Diemer. O professor acrescentou que entre os desafios que se apresentam na atualidade estão aumentar o conhecimento, aprender a ouvir, desenvolver a capacidade de criticar de maneira construtiva e aprender de forma autônoma. “Esse é o perfil buscado pelas empresas, e é por isso que este evento existe”, destacou, afirmando que é por meio de atividades como esta que é possível nos colocarmos em contato com as novidades que nos rodeiam.

O reitor Ney Lazzari apresentou ao público diversos números que comprovam o crescimento da área das engenharias na Univates e no país. “Hoje, esta é a área com maior número de alunos na nossa Instituição. E é isso que a região precisa. O futuro da humanidade passa pelos engenheiros”, observou. Conforme Lazzari, o Brasil menosprezou as engenharias durante muito tempo, e há poucos anos começou a se dar conta da falta desses profissionais. “Esse quadro tem que mudar, e há sinais disso”, disse. Como exemplo, o reitor citou o aumento no número de beneficiados pelo Fies – o financiamento estudantil do Governo Federal –, que hoje já destina cerca de um terço de seus recursos para estudantes das engenharias. “É um belo avanço no país, mas ainda precisamos crescer muito”, concluiu.

Na sequência, o público assistiu a quatro apresentações de cases de sucesso, ministrados por: Luiz Ildebrando Pierry, secretário executivo do PGQP/RS; Gelson Alfredo Dalberto, diretor industrial da Suspensys Sistemas Automotivos; Nelson Eggers, diretor da Bebidas Fruki; e Fábio André Frey, da Interact Solutions Ltda.

Atividades especiais

O Congresso engloba as Semanas Acadêmicas de todos os cursos vinculados ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Univates: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Exatas, Química Industrial, Redes de Computadores, Sistemas de Informação e todos os cursos de Engenharia. Entre os diversos eventos que compõem o CCTEC está o Workshop de Engenharia e Tecnologia (WET), que discutirá temas e soluções ligados às áreas de Ciências Exatas, Engenharias, Computação, Informática, Arquitetura, entre outras.

Uma das atividades especiais será o 1º Technology Day, uma competição com mais de 100 equipes, divididas em três categorias: campeonato de robôs, campeonato de cadeiras de papelão e campeonato de pontes de espaguete. O evento ocorre no dia 23, a partir das 19h, no Ginásio de Arena do Complexo Esportivo (inicialmente seria no Anfiteatro mas foi transferido por causa da chuva).

Já no dia 25, a partir das 19h30min, será realizada a Mostra Cultural Pratas do Cetec, que busca envolver alunos e professores em uma programação cultural com foco na música. A intenção é possibilitar maior interação entre os vinculados aos cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Univates, com promoção da cultura em forma de música, contribuindo com o relacionamento, a descontração e a parceria entre estudantes e docentes. A Mostra ocorrerá no auditório do Prédio 7.

Diversas oficinas e minicursos também integram a programação do evento. Serão abordados os mais diversos temas, como: “Identificação de Espécies Arbóreas Nativas”, “SketchUp para Arquitetura”, “Fotografia”, “Sistemas Elétricos de Potência”, “Fabricação de Placas de Circuito Impresso”, “Construção do Ciclo Trigonométrico”, “Criação e Edição de Vídeos”, “Fabricação de Balas” e “Programando a placa Arduino usando o Scratch”. No dia 26, encerrando a programação do evento, será realizada a tradicional Competição de Futebol, no Complexo Esportivo da Univates.

Cada turno de participação será equivalente a três horas de atividades complementares. O investimento do evento é de R$ 15,00. Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos. Detalhes sobre a programação podem ser conferidos acessando www.univates.br/cctec.

Texto: Tamara Bischoff

Congresso conta com mais de 1.650 inscritos

Abertura oficial do Congresso ocorreu no auditório do Prédio 7

Tamara Bischoff