Festa do Jubileu proporciona momentos emocionantes

Postado em 21/10/2013 18h24min

Por Ronaldo Ely Rempel

A noite da última quinta-feira, dia 17, foi marcada por momentos de emoção e saudade. Mais uma edição da Festa do Jubileu da Univates reuniu diplomados e professores dos cursos de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Ciências e Letras, dos anos de 1987 e 1988, em um jantar na Sede Social da Instituição. O evento comemorativo ao jubileu de 25 anos de formatura foi um momento para relembrar histórias vividas por aqueles que ajudaram a construir a história da Univates.

Na ocasião, foi apresentado um vídeo com depoimentos e fotos de professores e estudantes daquela época, que emocionou os presentes. Também foi apresentado o vídeo institucional da Univates para os diplomados conhecerem o desenvolvimento que a Instituição alcançou ao longo dos seus 44 anos de existência, além dos serviços que oferece para a comunidade.

Os diplomados foram saudados pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, João Carlos Britto, e pela pró-reitora de Ensino, Luciana Carvalho Fernandes, representando o reitor Ney José Lazzari. Em seguida, os diplomados tiraram fotografias com suas respectivas turmas e receberam como lembrança uma cópia em um porta-retrato.

Valéria Bianchini Johann e Marlise Anderle, diplomadas em Letras do ano de 1988, estiveram entre os participantes do evento. Valéria conta que se sentiu feliz com o convite para o jantar e ficou imaginando como seria rever os colegas. Além disso, o reencontro da turma já estava em seus planos, pois, como integrante da comissão de formatura, Valéria já estava se mobilizando para que isso acontecesse. “Estudar não é apenas absorver um conteúdo e tornar isso uma profissão. Estar na faculdade é um momento para fazer amizades, se desenvolver pessoalmente, mas principalmente se tornar uma pessoa capaz de interferir na sociedade”, ressaltou a diplomada, que atua como professora na rede municipal de Lajeado.

Marlise revela que o tempo pode ter passado, mas o espírito de coleguismo e amizade permanece. “Guardo com grande carinho as aulas de Literatura, ministradas pela professora Ivete Kist. Foi muito bom revê-la”, afirmou Marlise. Para ela, o investimento em educação é sempre válido, pois possibilita diversas oportunidades e amplia os horizontes. “Meu filho estuda na Univates e procuro repassar a ele a importância dos estudos, por ser algo que ninguém pode nos tirar”, explicou Marlise, acrescentando que valores como a amizade e o respeito devem estar presentes em qualquer lugar.

Leonita dos Santos Boufet é diplomada do curso de Ciências Contábeis do ano de 1987. Atualmente ela atua como gerente administrativo financeiro em uma empresa de Lajeado, além de ministrar aulas na Univates. Leonita lembra de um fato muito marcante em sua vida acadêmica: ter sido a primeira estudante da Instituição a entregar um trabalho feito no computador. “Fiz meu Trabalho de Conclusão de Curso sobre informática e não via sentido entregá-lo feito na máquina de escrever. A Instituição não queria recebê-lo por estar fora das normas de digitação, devido à precocidade da informática na época. Após conversar com um professor, consegui entregá-lo. Orgulho-me muito disso”, contou ela com emoção.

Maurício Rodrigues se formou no curso de Ciências Econômicas em 1987. Hoje ele atua como bancário na cidade de Lajeado e ficou feliz em rever colegas da época. “Guardo com carinho todo o conhecimento aprendido na Univates, fico impressionado com tamanho crescimento alcançado pela Instituição. É algo que não imaginávamos ser possível na época”, revelou.

O jantar foi oferecido como cortesia aos diplomados e professores, promovido a cada dois anos pelo Programa Conexão da Univates. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.univates.br/diplomados.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Ronaldo Ely Rempel

Os diplomados foram saudados pela pró-reitora de Ensino, Luciana Carvalho Fernandes

Ronaldo Ely Rempel