Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Piscina da Univates consolida força da natação no Vale

Postado em 21/10/2013 16h03min

Por Ronaldo Ely Rempel

A piscina semiolímpica da Univates acaba de completar seis anos desde sua inauguração. No decorrer desse período vem proporcionando o desenvolvimento de jovens atletas e inúmeras conquistas para a região do Vale do Taquari. No mês de julho a equipe da categoria master da Univates, composta por atletas com mais de 25 anos que não participam de competições em alto nível, conquistou o segundo lugar no Campeonato Estadual de Inverno.

Maurício Saatkamp, 39 anos, integra a equipe vice-campeã. Analista de sistemas graduado pela Univates, revela que a natação faz parte de sua vida desde os 12 anos de idade, mas que apenas em 2009 começou a praticar a modalidade de forma séria. “Para conquistar bons resultados, abro mão do consumo de bebidas alcoólicas, além de praticar exercícios físicos na academia e manter o sono em dia”, afirma ele. No último Campeonato Estadual de Inverno o nadador conquistou três medalhas de prata nas modalidades nado costa, borboleta e medley.

Além da equipe master, jovens atletas e também praticantes da modalidade apenas por lazer se encontram na piscina da Univates. Entre as nadadoras mais jovens da equipe de competição destaca-se Sofia Gräbin. A atleta de apenas 11 anos de idade é uma “cria” da piscina e pratica o esporte na Univates desde os sete anos. Sofia revela aliar boa alimentação à pratica de outros esportes e exercícios físicos para ter melhor desempenho dentro da água. “Quando era menor, gostava de nadar na piscina de casa. Era apenas uma brincadeira. Mas, quando ingressei nas aulas de natação aqui da Univates, tive bons resultados. Então comecei a me dedicar”, conta a adolescente. Entre suas conquistas estão diversas medalhas e o troféu de atleta destaque do 1º Circuito de Natação da Univates em 2010.

A coordenadora da piscina, professora Taís Prinz Cordeiro, treina as equipes de competição, além de ministrar as disciplinas aquáticas nos cursos de Educação Física, licenciatura e bacharelado, da Univates. “Sou atleta desde os seis anos de idade. Sempre gostei de esportes aquáticos e já na graduação me foquei para essa área”, revela a profissional. Segundo ela, os atletas treinam duas vezes por semana, durante uma hora e meia, se baseando nas provas que irão competir. A equipe conta hoje com 20 atletas e recebe acompanhamento de oito profissionais envolvidos no trabalho.

A piscina semiolímpica da Univates oferece também aulas de natação para aprendizagem de adultos, bike acqua jump, natação para o condicionamento físico, pré-aprendizagem, natação para bebês e hidroginástica.

Informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5805, ou pelo site www.univates.br/esportes

Texto: Ronaldo Ely Rempel

 

ESTA MATÉRIA INTEGRA O JORNAL DA UNIVATES, EDIÇÃO DE SETEMBRO DE 2013, QUE PODE SER CONFERIDA NESTE LINK.

Representantes da Univates conquistam inúmeros títulos para a região

Ronaldo Ely Rempel

Representantes da Univates conquistam inúmeros títulos para a região

Ronaldo Ely Rempel

Notícias Relacionadas