Membros do CNPq avaliam pesquisas no Salão de Iniciação Científica da Univates

Postado em 18/10/2013 14h29min

Por Ana Paula Vieira Labres

Na última quinta-feira, dia 17, a Univates realizou o XII Salão de Iniciação Científica (SIC) e o VII Salão de Extensão (SE). O evento tem por objetivos: divulgar os resultados das atividades de pesquisa e de extensão dos bolsistas vinculados a projetos, desenvolvidos na Univates e em outras instituições de ensino; estimular a produção de trabalhos de cunho científico, tecnológico e cultural; e promover espaço para a troca de conhecimentos e de experiências entre bolsistas, pesquisadores, extensionistas e orientadores.

Os trabalhos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), apresentados no turno da tarde, foram avaliados pelos professores Rosana de Cassia de Souza Schneider, Betina Hillesheim e Jairo Henrique Rogge, membros do CNPq.

Os trabalhos avaliados no SIC foram: “Sítios arqueológicos Proto-Jã? no Vale do Taquari/RS”, de Carlos Eduardo Marroni; “Um estudo sobre escolas multisseriadas”, de Alessandra Corbellini; “O uso da matemática na engenharia mecânica”, de Elis Jennifer Jaeger Laissmann; “Inserção de aplicativos computacionais na formação continuada de professores de matemática”, de Maurício Ribeiro Xavier; “Evidências de paleoincêndios vegetacionais no Afloramento Cerro da Mesa, Permiano Inferior da Bacia do Paraná”, de Rosane Pereira da Silva; “Estudo da presença de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em linguiças defumadas”, de Luana Gabriela Marmitt; “Utilização de macroinvertebrados bentônicos como indicadores ambientais da qualidade das águas e mata ciliar do rio Taquari, RS”, de Camila Angélica Schmidt; “Influência do tratamento térmico na qualidade microbiológica e no perfil lipídico do leite bovino”, de Adriano Gennari; “Empreender na Educação: uma oportunidade na formação de professores em Programas de Mestrado em Ensino”, de Natália de Alencastro Valandro; “Estudo da Influência do Efeito de Borda na morfologia foliar de Microgramma squamulosa (Kaulf.)”, de Talyssa Valerius; e “Avaliação da liberação do princípio ativo tocoferol na pele associado à iontoforese”, de Laís Bresciani.

O Salão de Extensão contou com a apresentação de 30 trabalhos e o Salão de Iniciação Científica teve a participação de 101 trabalhos.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Avaliadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estiveram na Univates