Estudantes de Arroio do Meio participam de atividade de Educação Patrimonial na Univates

Postado em 17/10/2013 16h55min

Por -

Na manhã desta quinta-feira, dia 17, o Centro de Memória, Documentação e Pesquisa da Univates recebeu visita da turma do 8ª ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Barra da Forqueta, de Arroio do Meio. Na ocasião, 14 alunos, acompanhados de sua professora e do estudante de História Charles Gerhard, participaram de ação educativa proposta por Charles.

A atividade foi elaborada pelo acadêmico na disciplina Estágio em Acervos, do curso de História, sob orientação da professora Patrícia Schneider. Os estudantes ouviram explicação sobre Patrimônio Cultural e sobre a Cooperativa Agrícola Mista, de Santa Clara do Sul, que está sendo pesquisada pelo aluno, por meio dos livros de matrícula que compõem o acervo dessa entidade.

Além disso, Charles falou sobre a preocupação em estimular os alunos na preservação de seus documentos e de sua memória. Como prática, os alunos visitaram o Laboratório de Pesquisa e Higienização e a Reserva Técnica, acompanhando também uma demonstração de como funcionam os processos de higienização e armazenamento dos livros e documentos, auxiliada pela equipe do Centro de Memória.

Para completar a visita, os alunos ouviram explicação sobre a exposição permanente do Centro de Memória, que busca elucidar, por meio de maquetes, os ambientes e formas de ocupação dos povos pretéritos do Vale do Taquari e do Brasil.

Interessados em agendar visitas ao Centro de Memória, Documentação e Pesquisa podem contatar pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5590, com Patrícia ou Jandra, ou pelo e-mail centrodememoria@univates.br.