Ciência sem Fronteiras recebe inscrições para 20 países

Postado em 17/10/2013 16h51min

Por Tuane Eggers

Estão abertas, até 29 de novembro, as inscrições para novas chamadas do programa Ciência Sem Fronteiras. São 20 países como opções de destino: Reino Unido, Bélgica, Canadá, Holanda, Finlândia, Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Suécia, Noruega, Irlanda, China, Hungria, Japão e Áustria.

As vagas são destinadas a estudantes das áreas de conhecimento científico e tecnológico, como Engenharias, Biologia, Farmácia, Computação e Indústria Criativa, entre outras. Entre os requisitos obrigatórios estão: ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados no período de 2009 a 2013; ser aprovado em teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino; e ter integralizado de 20% a 90% do currículo previsto para seu curso no momento de início da viagem de estudos.

A bolsa concedida aos selecionados custeará a permanência do estudante, pelo período de até 12 meses, para realização de estudos em tempo integral. Na China, a permanência é de até 24 meses, incluindo estágio linguístico. Os selecionados podem dedicar parte do período a estágio profissional ou científico-tecnológico em empresas, instituições de ensino ou centros de pesquisa no país de destino.

Além da mensalidade na moeda local, os estudantes selecionados receberão auxílio para instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio para material didático, para compra de computador portátil ou tablet. O candidato deverá conferir a qual instituição direcionar-se, de acordo com o país de destino escolhido.

As bolsas serão concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Inscrições podem ser feitas pelo site www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Mais informações podem ser obtidas com a Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309, ou pelo e-mail aaii@univates.br.

Saiba mais sobre o Ciência Sem Fronteiras

O programa é uma iniciativa do Governo Federal e busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A Univates é uma das instituições parceiras e já enviou 20 alunos para intercâmbio em diversos países, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Design, Engenharias, Farmácia e Psicologia.

O projeto prevê a concessão de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers